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28/Jan/2025

Ovos: JBS adquire 50% do controle da Mantiqueira

A JBS anunciou nesta segunda-feira (27/01) a aquisição de 50% do controle da Mantiqueira Brasil, considerada a maior produtora de ovos da América do Sul e a décima maior do mundo. O movimento marca a entrada da companhia no segmento de ovos, ampliando sua diversificada plataforma global de proteínas, que já inclui bovinos, frangos, suínos, aquacultura e proteínas alternativas (plant-based e cultivada) em cinco continentes. O investimento está alinhado com a estratégia de longo prazo da JBS, que prevê a diversificação do portfólio com a entrada em novos segmentos de proteína e o investimento em negócios de marca com valor agregado. O “enterprise value" da Mantiqueira (valor total da empresa considerando suas dívidas e caixa) foi avaliado em R$ 1,9 bilhão. O controle será dividido igualmente entre a JBS e o fundador da Mantiqueira, Leandro Pinto, enquanto a participação da JBS no capital social será de 48,5%.

Com uma produção anual de 4 bilhões de ovos e capacidade instalada para 22 milhões de galinhas de postura, a Mantiqueira Brasil opera em seis Estados brasileiros e emprega 3 mil pessoas. Além disso, possui marcas consolidadas no mercado, como Happy Eggs, de galinhas livres, e Fazenda da Toca, referência em ovos orgânicos. A parceria com a JBS reforça a estratégia de expansão global da Mantiqueira. Com a vinda da JBS, haverá mais acesso às oportunidades dos mercados, além de obter o conhecimento necessário para que a Mantiqueira se torne um competidor relevante fora do País. Na visão da JBS, o setor de ovos oferece uma oportunidade estratégica. O consumo de ovos no mundo tem apresentado crescimento consistente. É uma proteína acessível, versátil e saudável, que reforça o propósito da JBS de alimentar o mundo. É uma categoria versátil, com o ovo sendo tanto um ingrediente quanto um produto final.

A JBS mira a expansão internacional da Mantiqueira e a redução de custos operacionais como os principais benefícios da aquisição de 50% do controle. O acordo representa uma oportunidade estratégica para ambas as empresas, reforçando o crescimento global da Mantiqueira. Além disso, permite ampliar a eficiência da operação. O objetivo da JBS é fazer com os ovos o que já fez com o frango: transformar essa operação em um player global. O suporte da JBS será decisivo para a Mantiqueira expandir sua presença no exterior. A JBS já tem uma forte atuação nos Estados Unidos, na Europa e na Austrália, e vai apoiar a Mantiqueira nesse caminho. Como parte do plano de internacionalização, a JBS colocará à disposição da Mantiqueira sua ampla rede de escritórios comerciais para facilitar o acesso a novos mercados. Em 2024, a exportação representou uma parcela pequena da receita de mais de R$ 2 bilhões da Mantiqueira. A participação ficou entre 5% e 6% até outubro do ano passado, com perspectiva de crescimento em novembro e dezembro.

Assim, a expectativa é de que esse índice cresça significativamente nos próximos anos. O cenário atual da exportação de ovos do Brasil ainda é modesto. Em 2024, o País exportou 18.469 toneladas, uma queda de 27,3% em comparação com o ano anterior. A receita também sofreu retração de 37,9%, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Esse contexto reforça o potencial de crescimento internacional que a parceria com a JBS pode proporcionar à Mantiqueira. Apesar de reconhecer que a Mantiqueira já é "muito bem operada", a JBS trará expertise para aprimorar ainda mais o desempenho da empresa. A internacionalização da Mantiqueira é o grande valor agregado que a JBS traz para o negócio. Além do foco na internacionalização, a parceria promete ganhos significativos de escala, especialmente em um momento de pressão nos custos. Em 2025, o Brasil pode enfrentar um cenário mais complicado com a alta dos preços do milho, insumo essencial para a produção de proteína animal.

Com a escala da JBS, será possível reduzir custos em compras de milho, embalagem e outros insumos. A aquisição também reforça a estratégia multiproteínas da JBS, que ganha destaque em um ano com desafios para o setor de carne bovina, devido à redução da oferta de gado no Brasil e nos Estados Unidos. Esse cenário tende a elevar os custos para as indústrias e os preços ao consumidor. Como alternativa, o ovo se consolida como uma opção mais acessível e substituta da carne bovina para o consumidor final. A diversificação geográfica e por tipo de proteína permite que a JBS cresça mesmo em períodos de ciclos baixos no setor. De fato, a parceria entre a JBS e a Mantiqueira pode ser o impulso necessário para que a empresa brasileira de ovos alcance seu objetivo de operar no mercado internacional, começando pelos Estados Unidos.

A Mantiqueira tem interesse em se expandir para o mercado norte-americano. A ideia é não apenas exportar, mas operar fora do Brasil. O projeto de operação nos Estados Unidos prevê um ciclo totalmente em dólares. A ideia é replicar no exterior a produção de ovos por galinhas livres de gaiolas, seguindo o modelo das mais recentes granjas da Mantiqueira no Brasil. Construir uma unidade própria nos Estados Unidos é o mais provável. A empresa está considerando estruturas que suportem condições climáticas extremas, como neve e furacões. Também foi ressaltada a decisão estratégica de evitar a região do Corn Belt devido à alta incidência de gripe aviária. A entrada da JBS no negócio reforça o potencial de sinergias para impulsionar essa expansão internacional. A JBS e a Matiqueira já tiveram conversas sobre possibilidades de joint ventures internacionais, analisando os mercados mais atrativos.

As operações nos Estados Unidos, tanto da JBS USA quanto da Pilgrim's Pride, são pilares fundamentais da estratégia global da companhia. A Mantiqueira avaliou que o acordo firmado com a JBS tem potencial de impulsionar a participação do País no mercado global de ovos, com a empresa tendo condições de liderar esse processo. O Brasil tem plenas condições de abastecer o mundo com ovos, e a Mantiqueira exerce um papel importante para abrir caminho neste mercado. A atuação será decisiva para reafirmar o potencial do País como fornecedor global. A união é um marco no planejamento estratégico da empresa que sempre buscou, além da expansão orgânica, a entrada em novos mercados. O plano de expansão internacional da Mantiqueira Brasil começará pelos Estados Unidos, informou o presidente executivo, Márcio Utsch.

Murilo Pinto, filho do fundador, foi nomeado CEO da Mantiqueira USA. O movimento é o primeiro no processo de internacionalização da empresa, com a divisão ainda em construção. Ele deixará a operação no Brasil para liderar o crescimento da empresa no mercado norte-americano. A companhia mantém planos de iniciar uma operação nos Estados Unidos neste ano. O projeto de expansão prevê uma operação em dólares e visa replicar o modelo de produção de ovos por galinhas livres de gaiolas, como nas mais novas granjas da Mantiqueira no Brasil. Para dar suporte a essa expansão, a Mantiqueira contratou Mariana Parra para liderar as áreas comercial e de logística. Nos Estados Unidos, a Mantiqueira espera ser competitiva com seu modelo de produção de galinhas livres de gaiolas.

Países como os Estados Unidos poderão também ter um novo competidor capaz de desenvolver unidades de produção de galinhas livres com equipamentos de altíssima qualidade e com uma ótima produtividade e bem-estar animal. A exportação ainda representa uma parcela pequena da receita anual. Essa é uma área de atuação que a companhia espera contar com o apoio da JBS para crescer. Apesar disso, a Mantiqueira seguirá com sua estrutura e modelo de gestão independentes, embora utilizando as sinergias com a gigante do setor de proteína animal para acelerar sua expansão global. No Brasil, o foco continua no aumento da produção de galinhas livres de gaiolas, com uma estimativa de crescimento anual de 20% neste segmento. A Mantiqueira projeta que, até 2030, o segmento de galinhas livres de gaiolas represente cerca de 30% de suas vendas. Hoje, ele representa apenas 5% para o mercado e já representa 15% para a Mantiqueira.

O Citi avaliou que a JBS se posiciona de forma estratégica no mercado de ovos, ampliando sua diversificação de proteínas, com o anúncio da aquisição de 50% do controle da Mantiqueira Brasil. O investimento será realizado com base em uma avaliação de R$ 1,9 bilhão para a gigante do setor de produção de ovos no Brasil. O Citi mantém a JBS como uma de suas principais escolhas no setor de proteína animal do Brasil, destacando a operação como uma expansão da atuação neste segmento. O impacto financeiro dessa transação para a JBS será limitado. O Itaú BBA destacou que a aquisição de 50% do controle da Mantiqueira Brasil marca a entrada da JBS em um mercado de rápido crescimento. O segmento de ovos no Brasil apresenta uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) superior à das demais proteínas animais, tanto em produção quanto em consumo.

A aquisição também reforça a estratégia da JBS de diversificar sua atuação no setor de proteínas. O acordo deve gerar sinergias imediatas, especialmente em compras de grãos, e abrir espaço para futuras consolidações no setor de ovos. Com um faturamento estimado em cerca de R$ 2 bilhões para 2025, a Mantiqueira deve representar 0,5% da receita líquida esperada da JBS no período. A operação equivale a 7% da geração de fluxo de caixa livre projetada para a JBS em 2025, com impacto mínimo na alavancagem financeira da empresa. A entrada da JBS no mercado de ovos alinha-se à estratégia da companhia de consolidar sua posição como uma das principais fornecedoras globais de proteínas, diversificando sua atuação em diferentes categorias e regiões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.