ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jan/2025

Frango: Feira de Atlanta e medidas de biossegurança

Neste final de semana, muitos técnicos e empresários avícolas brasileiros embarcarão em direção à capital do estado da Georgia, nos Estados Unidos, onde acontece (de 28 a 30 de janeiro) a edição de 2025 da Feira de Atlanta (IPPE). Porém, ao contrário de todos os eventos anteriores, encontrarão um cenário diferente no local. É que, pela primeira vez, o estado acaba de detectar um surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na avicultura comercial, ocorrência que levou as autoridades a cancelarem todos os eventos em que haja a presença de aves.

Não é o caso da IPPE, como já deixaram claro seus organizadores. Ela prosseguirá conforme o planejado, pois nenhuma ave viva estará presente. Mas, com certeza, a principal atividade pós-feira (visita a instalações avícolas dos Estados Unidos) está totalmente prejudicada. A maior preocupação, agora, é o retorno ao Brasil. Neste caso, é oportuno ressaltar as orientações da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que lembra ser essencial reforçar as medidas de biossegurança. Recomendações:

- Não visitar granjas no exterior. Caso isso ocorra, manter-se afastado por pelo menos duas semanas (14 dias) de qualquer unidade produtiva brasileira;

- Ao retornar ao Brasil (e se não visitou granjas), respeitar três dias (72 horas) de vazio sanitário antes de acessar unidades produtivas ou mesmo escritórios;

- No retorno, desinfetar roupas, calçados, equipamentos (inclusive malas) com produtos apropriados.

Essas medidas são fundamentais para proteger o Brasil, um dos poucos países grandes produtores a nunca registrar Influenza Aviária em aves comerciais. Fonte: AviSite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.