ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jan/2025

Leite: incertezas sobre oferta e preços sustentados

Nos últimos meses de 2024, a oferta de leite nos principais países exportadores apresentou uma recuperação em relação ao ano anterior, com um aumento de 0,9% em outubro, em termos anuais. Oceania, Estados Unidos e a União Europeia (UE-27) lideram essa recuperação da produção, apoiada por uma recuperação na América do Sul. A demanda mundial por produtos lácteos cresceu 2,7% no trimestre de agosto a outubro de 2024, graças principalmente ao aumento nas vendas de queijo, iogurte, manteiga e creme de leite.

Por outro lado, produtos em pó e leite fluido estão sob pressão, principalmente devido à menor demanda da China. O futuro do fornecimento de leite continua incerto, devido a fatores estruturais como clima, falta de mão de obra, mudanças geracionais, além de incertezas relacionadas à volatilidade das matérias-primas e ao possível aumento de custos. Na Europa e na Oceania, as restrições ambientais adicionam mais pressão e, especialmente na União Europeia, a produção pode permanecer estável neste ano.

Alguns países podem aumentar a oferta de leite, enquanto outros podem ver uma redução nos volumes. Apesar da incerteza na oferta, que contrasta com o momento positivo atual, as boas perspectivas para a demanda, impulsionadas pelo crescimento populacional e pela tendência de aumento generalizado da renda em escala global, deverão contribuir para a manutenção de preços elevados nos próximos meses. Fonte: Observatorio de la Cadena Láctea Argentina. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.