ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jan/2025

Frango: Geórgia/EUA confirma caso de gripe aviária

O estado norte-americano da Geórgia anunciou a suspensão de todas as atividades avícolas e de venda de aves após a confirmação de um caso positivo de gripe aviária em uma operação comercial. Em comunicado divulgado no dia 18 de janeiro, o Departamento de Agricultura da Geórgia e o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informaram que um caso positivo de gripe aviária altamente patogênica (HPAI) foi confirmado em uma operação comercial localizada no condado de Elbert. Pela primeira vez desde que o surto nacional começou em 2022, a HPAI foi confirmada numa operação comercial de aves no estado da Geórgia. A doença é uma séria ameaça à indústria número 1 da Geórgia e aos meios de subsistência de milhares de trabalhadores da avicultura do estado. As autoridades estão trabalhando para mitigar qualquer propagação da doença e garantir que as atividades avícolas normais na Geórgia possam ser retomadas o mais rápido possível. No dia 15 de janeiro de 2025, o produtor percebeu sinais clínicos de Influenza Aviária.

As amostras foram coletadas e transportadas para a Georgia Poultry Laboratory Network (GPLN) para testes. Uma detecção positiva foi confirmada ainda no dia 15 de janeiro e, posteriormente, validada pelo Laboratório Nacional de Serviços Veterinários do USDA no dia 16 de janeiro. As equipes de Gestão de Emergências e Resposta Agrícola Estadual do Departamento de Agricultura da Geórgia imediatamente realizaram o despovoamento do rebanho comercial no dia 17 de janeiro. Todas as operações comerciais de aves localizadas em um raio de 6,2 milhas da operação comercial no Condado de Elbert estão em quarentena e passando por testes de vigilância por pelo menos duas semanas. Todas as vendas de aves também estão suspensas na Geórgia, aguardando o resultado dos atuais esforços de mitigação. Enquanto autoridades da Geórgia lidam com o primeiro caso confirmado de gripe aviária em uma operação comercial de aves, autoridades federais alocaram US$ 590 milhões para acelerar o desenvolvimento da vacina de mRNA H5N1 contra a gripe para prevenir surtos humanos de gripe aviária e outros tipos de gripe.

Variantes da gripe aviária provaram ser particularmente imprevisíveis e perigosas para humanos no passado. Acelerar o desenvolvimento de novas vacinas permitirá ficar à frente e garantir que os norte-americanos tenham as ferramentas de que precisam para permanecerem seguros. A vacina contra a gripe da Moderna usa tecnologia de mRNA usada durante a resposta à Covid-19. Em julho, o governo dos Estados Unidos concedeu à Moderna US$ 176 milhões para ajudar a acelerar o desenvolvimento de uma vacina de mRNA a ser usada contra a gripe aviária. Um morador da Louisiana que foi hospitalizado com gripe aviária no início deste ano se tornou a primeira causa de morte confirmada por gripe aviária no país. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou recentemente estado de emergência devido à gripe aviária naquele estado. Fontes: Broadcast Agro e United Press International. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.