ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Set/2019

Boi: preços devem seguir firmes no mercado físico

Os preços do boi gordo no mercado físico devem continuar sustentados nesta semana. Na maior parte do País, as escalas de abate estão mais longas pela queda da demanda interna, mas o mercado externo continua dando suporte aos preços. Em São Paulo, o boi gordo está cotado a R$ 159,00 por arroba à vista e a R$ 161,00 por arroba a prazo. Embora o preço da arroba se mantenha firme, a liquidez está menor nos últimos dias, o que é natural nesta época do mês.

Com capacidade suficiente para atender o consumo doméstico de final de mês, as indústrias passam a realizar negócios apenas de maneira pontual. Porém, as exportações mantêm a arroba sustentada. A demanda para países da Ásia, especialmente a China, afetados pela peste suína africana (PSA), tem sido alta, o que vem ajudando as exportações brasileiras. Os surtos na China têm aumentado a exportação brasileira para o país e reduzido os rebanhos de bovinos no Brasil.

Em 2018, o País tinha um rebanho de 213,5 milhões de cabeças de bovinos, queda de 0,7% em relação ao ano anterior, segundo o levantamento Produção da Pecuária Municipal, divulgado no dia 20 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A redução no número de bovinos no ano passado é explicada por um aumento no abate. O Brasil alcançou volume recorde de exportações de carne bovina em 2018.