ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jan/2025

Frango: China reabilita planta da BRF Rio Verde/GO

A China reabilitou frigorífico da BRF em Rio Verde (GO-SIF 1001) para exportação de carne de frango. Os embarques da unidade para a China estavam suspensos desde 2018 em virtude dos desdobramentos da Operação Carne Fraca no País, que investigou falsificação e adulteração na produção de carne. No Sistema de Informações Gerenciais do SIF (SIGSIF) do Ministério da Agricultura, a reabilitação foi registrada em 8 de janeiro. A unidade em questão tem capacidade de abate de mais de 3 mil aves por hora e mais de 800 suínos por dia, de acordo com as informações que constam do registro da empresa no Sistema de Informações Gerenciais do SIF do Ministério da Agricultura.

A planta teve suas exportações de produtos avícolas e derivados para a China suspensas em 10 de março de 2018 e deixou de ser listada para embarques de suínos em 12 de julho de 2023. A Administração Geral de Alfândega da China (GACC) fez uma auditoria virtual no frigorífico em 30 de setembro de 2024. A inspeção foi intermediada pelo governo brasileiro. À GACC, o Ministério da Agricultura apresentou informações de garantia de conformidade da unidade em relação ao protocolo sanitário bilateral de exportação de carnes entre Brasil e China e recomendou a reabilitação.

A avaliação de integrantes do governo e de fontes da indústria é que a unidade estava apta a retomar as vendas para o país asiático, sem impedimentos técnicos para reabilitação. O processo, contudo, depende do aval da autoridade sanitária chinesa, o que ocorreu com a auditoria da GACC e posterior liberação da planta. O frigorífico da BRF em Rio Verde (GO) era o único do Brasil com as exportações suspensas entre as unidades que já foram habilitadas a vender ao país asiático, além dos embarques temporariamente embargados do Rio Grande do Sul. A planta também foi habilitada na semana passada para exportar carne suína ao Peru. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.