ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jan/2025

Boi: Alemanha sofrendo restrições por febre aftosa

Segundo o Ministério da Agricultura do Japão, o país suspendeu temporariamente, no dia 11 de janeiro, a importação de alguns produtos de origem animal da Alemanha, após a confirmação de um surto de febre aftosa no país. A medida vale para produtos de carne, laticínios (excluindo produtos lácteos que tenham sido confirmadamente tratados para inativar o vírus da febre aftosa) e outros produtos originários de animais de casco partido, como sêmen bovino. A importação de produtos como feno e palha da Alemanha também foi suspensa. A importação de bovinos e suínos vivos e suas carnes da Alemanha já estava suspensa havia algum tempo devido a outras doenças.

Além disso, a importação de ovelhas, cabras, veados vivos e suas carnes não são permitidas há algum tempo, pois as condições de importação ainda não foram estabelecidas entre os dois países. A agência de notícias alemã DPA informou que a Coreia do Sul suspendeu a importação de carne suína da Alemanha após o surto de febre aftosa. Além disso, todos os produtos de carne suína da Alemanha que chegaram à Coreia do Sul desde 27 de dezembro serão testados para a febre aftosa. No dia 10 de janeiro, a Alemanha confirmou o primeiro caso da doença no país em 37 anos. A infecção pelo vírus foi identificada em um búfalo no distrito de Märkisch-Oderland, em Brandenburgo.

A União Europeia, porém, vai manter a comercialização de carnes e produtos lácteos da Alemanha dentro do bloco, depois da confirmação de casos de febre aftosa no país. A Comissão Europeia não ampliou as zonas de bloqueio em Brandemburgo, onde o surto foi registrado, mantendo as áreas de 3 e 10 quilômetros já estabelecidas pelo Estado. Com as notícias da semana passada, a decisão da Comissão Europeia é um alento para os agricultores. Na semana passada, a Alemanha identificou seu primeiro caso de febre aftosa desde 1988, em búfalos. Desde então, a importação de produtos animais do país foi suspensa por alguns países. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.