15/Jan/2025
Na última semana de seu mandato, o presidente dos Estados Unidos Joe Biden finalizou uma regra, por meio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que restringe como os processadores de frango penalizam os produtores avícolas. Sob a regra, as empresas não poderão mais descontar do pagamento base do produtor, mas estes poderão ganhar bônus.
A administração Biden há tempos buscava combater o chamado "sistema de torneio" da indústria, uma estrutura de pagamento em que empresas avícolas como Tyson Foods e Pilgrim's Pride medem o desempenho dos agricultores uns contra os outros para determinar quanto eles recebem. Com isso, os produtores que criam aves de forma considerada mais eficiente em uma determinada região recebem um bônus, que é deduzido do pagamento dos produtores com baixo desempenho.
O National Chicken Council, grupo de defesa dos processadores, afirmou que a regra levará a custos mais altos para os consumidores e prejudicará a inovação. A nova regra entrará em vigor em 1º de julho de 2026 e pode enfrentar oposição da administração de Donald Trump. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.