ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jan/2025

Frango: gripe aviária humana causa preocupação

Os Estados Unidos relataram a primeira morte no país por gripe aviária. Trata-se de uma pessoa na Louisiana que havia sido hospitalizada com sintomas respiratórios graves. Autoridades de saúde estaduais anunciaram a morte na segunda-feira (06/01), e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) confirmaram que foi a primeira no país por gripe aviária. As autoridades de saúde informaram que a pessoa tinha mais de 65 anos, apresentava problemas médicos subjacentes e havia tido contato com aves doentes e mortas no quintal de casa. Também foi informado que uma análise genética sugeriu que o vírus da gripe aviária sofreu mutações dentro do paciente, o que pode ter levado ao agravamento da doença. Poucos outros detalhes sobre a pessoa foram divulgados.

Desde março, 66 infecções confirmadas por gripe aviária foram relatadas nos Estados Unidos, mas casos anteriores foram leves e, em sua maioria, detectados entre trabalhadores rurais expostos a aves doentes ou vacas. Uma morte por gripe aviária não era inesperada, disseram especialistas. Mais de 950 infecções confirmadas por gripe aviária ocorreram globalmente desde 2003, e mais de 460 dessas pessoas morreram, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o Centro de Pandemias da Escola de Saúde Pública da Universidade Brown, o vírus da gripe aviária é uma ameaça séria e historicamente tem sido um vírus mortal. Este é apenas um lembrete trágico disso. Foi destacado que um adolescente canadense ficou gravemente doente recentemente.

Pesquisadores ainda estão tentando avaliar os perigos da versão atual do vírus e determinar o que faz com que ele afete algumas pessoas de forma mais grave do que outras, disse ela. Só porque tem ocorrido casos leves, não significa que os casos futuros continuarão a ser leves. O CDC afirma que não há alterações virológicas preocupantes ativamente se espalhando entre aves selvagens, aves domésticas ou vacas que aumentariam o risco à saúde humana. Em dois dos casos recentes nos Estados Unidos (um adulto no Missouri e uma criança na Califórnia), as autoridades de saúde ainda não determinaram como eles contraíram o vírus.

A origem da infecção da pessoa na Louisiana não foi considerada um mistério. Mas foi o primeiro caso humano nos Estados Unidos vinculado à exposição a aves de quintal. As autoridades da Louisiana dizem não estar cientes de outros casos no Estado, e as autoridades norte-americanas afirmaram não haver evidências de que o vírus esteja se espalhando de pessoa para pessoa. A gripe aviária H5N1 tem se espalhado entre aves selvagens e domésticas, vacas e outros animais. Sua presença crescente no ambiente aumenta as chances de exposição e potencial infecção em humanos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.