ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Dec/2024

Frísia cria própria solução de Inteligência Artificial

Prestes a completar 100 anos, a cooperativa Frísia, de Carambeí (PR), está integrando a inteligência artificial aos seus processos. Ela desenvolveu uma ferramenta própria, integrada ao GPT-4, da OpenAI. Por ora, o uso da tecnologia estará restrito às ações internas de gestão, mas já há planos para adotar a solução em outras áreas. A Frísia tem 1.084 cooperados e 1.272 funcionários. Com negócios em segmentos como leite, carne suína, madeira e grãos, ela faturou R$ 6,45 bilhões em 2023. A ideia de utilizar inteligência artificial em seus processos surgiu em 2022. A área de tecnologia da informação da cooperativa percebeu que os funcionários tinham dificuldade de obter documentos e informações. O desenvolvimento da ferramenta teve como objetivo facilitar o acesso. A Frísia buscou soluções prontas e pensou em uma solução com algoritmo próprio, mas seria inviável. Construiu a interface, e o ChatGPT entra como o motor de comunicação.

Ao longo de 2024, a ferramenta passou por testes e ajustes, incluindo um “treinamento” para responder corretamente ao usuário. Ela começou a funcionar no ambiente corporativo em novembro. Além da inclusão dos documentos, há um processo para elaborar a documentação adequada e ensinar ao GPT como ele deve interpretar as informações. Se um documento é muito complexo, é possível adequar as informações ao nível de quem está questionando. No momento atual, a ferramenta tem em sua base a documentação sobre normas de trabalho e governança. Já está em fase inicial a inclusão de manuais de campo. Um veterinário que tiver uma dúvida sobre como proceder na vacinação de um plantel, por exemplo, poderá consultar as diretrizes que a cooperativa adota. A área de tecnologia também está capacitando funcionários dos demais departamentos da Frísia sobre a maneira mais eficiente de interagir com a IA.

A ideia é que cada setor gerencie suas informações de forma autônoma. Para 2025, o plano é incluir todos os cooperados, integrando a IA aos sistemas de atendimento, como o aplicativo ou o portal da Frísia. A intenção, com isso, é que o associado tenha acesso a informações mais simplificadas sobre relatórios operacionais ou uma análise de suas finanças para facilitar a tomada de decisão, por exemplo. Como a cooperativa precisa manter essas informações em ambiente privado, ela comprou uma licença paga da OpenAI, proprietária do ChatGPT, para desenvolver sua inteligência artificial. O custo será proporcional ao volume de respostas, a um valor médio de R$ 0,01 para cada conjunto de 750 letras. A área de tecnologia ainda vai calcular o valor por usuário. A administração da Frísia receberá os resultados, e caberá a ela definir se cobrará algo do associado. Para o custo não ficar alto, é preciso de um conteúdo bem elaborado, que produza uma resposta que não custe mais processamento. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.