ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Dec/2024

Boi: preços atingem patamares recordes nos EUA

Os preços do gado nos Estados Unidos atingiram patamares na semana passada, impulsionados por preocupações sobre possíveis interrupções nas importações de carne bovina devido a imposição de tarifas adicionais. Os futuros de gado vivo na Bolsa de Chicago encerraram a sexta-feira (13/12) a US$ 1,92225 por libra-peso, o maior valor já registrado, segundo dados da FactSet. A expectativa de novas tarifas sobre parceiros comerciais importantes, como México e Canadá, tem causado apreensão no mercado, especialmente diante da dependência dos Estados Unidos de importações de carne bovina.

Em paralelo, uma infestação de um parasita conhecido como bicheira tem agravado o cenário. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) restringiu a entrada de gado vindo do México após a detecção de larvas no estado de Chiapas, que faz fronteira com a Guatemala. O problema ameaça a produção e o comércio de carne bovina, enquanto autoridades trabalham para conter a disseminação do parasita, que pode ser fatal para os bovinos. O México, um dos maiores exportadores de carne bovina para os Estados Unidos, já inspecionou mais de 116 mil cabeças de gado na região afetada e anunciou um acordo com o USDA para protocolos de inspeção.

Apesar disso, o comércio de gado na fronteira entre os dois países segue suspenso, com previsão de retomada apenas em janeiro. Além das questões sanitárias, o impacto econômico de eventuais tarifas adicionais que possam ser adotadas pelo futuro governo norte-americano, que planeja taxas de 25% sobre produtos de México e Canadá, intensifica o movimento de alta. Essas tarifas fazem parte das críticas do presidente eleito Donald Trump às políticas migratórias e de combate ao tráfico de drogas desses países. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.