10/Dec/2024
O Departamento de Agricultura dos Estado Unidos (USDA) anunciou que realizará testes nacionais no leite de vaca para detectar a presença de gripe aviária, com o objetivo de ajudar reguladores a monitorar as processadoras de lácteos no país. O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal da agência informou que a estratégia foi projetada para identificar rapidamente a presença da doença no leite ou nas próprias vacas. Para isso, serão coletadas amostras aleatórias de diferentes locais, que serão testadas para detectar a cepa altamente patogênica H5N1.
O regime de testes deve fornecer dados mais abrangentes sobre a proliferação da doença em vacas. A primeira rodada de testes deve começar no dia 16 de dezembro. Entre muitos resultados, isso dará aos agricultores e trabalhadores rurais maior confiança na segurança de seus animais e na capacidade de se protegerem, além de nos colocar em um caminho para controlar e interromper rapidamente a disseminação do vírus em todo o país. A ordem exige que os produtores de lácteos compartilhem amostras de leite cru de suas operações quando solicitado pelo USDA.
Proprietários que tenham vacas com teste positivo para a doença também terão que fornecer mais informações, permitindo que as agências federais realizem rastreamento de contatos para localizar a origem de um surto. Amplamente disseminada entre bandos de aves, tendo sido detectada em mais de 110 milhões de aves domésticas e silvestres, a doença se espalhou para rebanhos de gado nos Estados Unidos e foi transmitida para humanos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O CDC relatou quase 60 casos em humanos, a maioria entre trabalhadores da avicultura e em fazendas de lácteos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.