ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Dec/2024

Carnes: setor comemora o acordo Mercosul-UE

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio da conclusão e assinatura do acordo entre os países do Mercosul e a União Europeia, realizado durante a cúpula do Mercosul, em Montevidéu. O pacto estabelece novas cotas de exportação de carne de frango e suína para o mercado europeu, com condições comerciais mais favoráveis. A produção brasileira deve ocupar a maior parte das novas cotas. A consolidação do acordo abre novas oportunidades de embarques para o mercado europeu, em condições mais vantajosas do que as cotas atualmente existentes para embarques de produtos brasileiros à União Europeia.

As cotas atuais serão mantidas, e as novas estabelecidas pelo acordo deverão ser ocupadas, em especial, pelas exportações de produtos brasileiros. O acordo prevê uma cota anual de 180 mil toneladas de carne de frango equivalente-carcaça (50% com osso e 50% desossada), com tarifa zero, que será compartilhada entre os membros do Mercosul. A implementação será gradual ao longo de seis anos, começando com 30 mil toneladas no primeiro ano.

Após o período de transição, a cota será fixa em 180 mil toneladas anuais. Para a carne suína, foi estabelecida uma cota de 25 mil toneladas, também implementada gradativamente ao longo de seis anos, com tarifa de R$ 83 por tonelada. De janeiro a novembro deste ano, o Brasil exportou 205 mil toneladas de carne de frango para a União Europeia, com receita de US$ 749,2 milhões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.