ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Dec/2024

Reino Unido: vacina contra a gripe aviária humana

O governo do Reino Unido, através da Agência de Segurança Sanitária (UKHSA) fechou um contrato para mais de 5 milhões de doses da vacina humana contra a gripe H5. Objetivo é aumentar a resiliência do país no caso de uma possível pandemia de gripe H5. A vacina, baseada no atual vírus H5 da Influenza Aviária, será fabricada pela empresa de saúde CSL Seqirus UK Limited, sediada no Reino Unido. A compra foi feita como parte de planos de longo prazo para aumentar o acesso do Reino Unido a vacinas para uma gama mais ampla de patógenos com potencial pandêmico. A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido informa que é importante estar preparado contra uma gama de diferentes vírus da gripe que podem representar riscos à saúde humana.

O acesso antecipado às vacinas salva vidas. Adicionar vacinas H5 ao cabedal já disponível ajudará o país a estar pronto para enfrentar uma gama maior de ameaças. O vírus influenza A (H5N1) vem causando um surto global prolongado, principalmente em aves, nos últimos anos. Somente se esse vírus começasse a se espalhar entre humanos, o que não há evidências neste estágio, é que a vacina humana contra influenza H5 será usada. A aquisição fortalece a preparação do Reino Unido para uma pandemia originada da gripe H5, garantindo que as vacinas estejam imediatamente disponíveis, enquanto uma vacina específica para a pandemia é preparada.

O governo do Reino Unido já tem um acordo de compra antecipada para vacinas pandêmicas se ou quando forem necessárias, que seriam adaptadas para combater a cepa específica da gripe pandêmica identificada na época. O Ministério da Saúde Pública e Prevenção acrescenta que, juntamente com a UKHSA, está comprometido em garantir que o Reino Unido esteja preparado e pronto para responder a quaisquer ameaças atuais e futuras à saúde. Adicionar a vacina H5 ao estoque é uma parte dos planos de preparação, melhorando a prontidão para responder a uma série de ameaças emergentes à saúde e protegendo a vida e os meios de subsistência das pessoas. Fonte: UKHSA. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.