ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Dec/2024

Suíno: negociação para exportar ao Japão avançando

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, demonstrou otimismo em relação às negociações com o Japão para venda de proteína animal brasileira. Em evento promovido pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), ele informou que houve separação dos processos de carne bovina e suína para possível exportação ao Japão. Com isso, o mercado para carne suína pode avançar mais rápido. O Brasil está bem-posicionado no Japão.

Entretanto, é difícil dizer quando o acordo Brasil-Japão para exportação de carnes sairá; se será no começo ou no meio do ano que vem. Em relação ao comércio de produtos brasileiros para outros países, as negociações para abertura de novos mercados ocorrem de forma constante e técnica. O Peru passará a ter abertura para carne suína do Paraná e de outros Estados. Há um trabalho para que o Brasil exporte carne de tilápia, especialmente no que diz respeito à necessidade de certificação para o mercado dos Estados Unidos.

Em relação ao mercado chinês, Luis Rua destacou a oportunidade que se abriu para os produtores de sorgo. O Brasil participa com apenas 0,3% das exportações de sorgo no mercado global e a China é um grande mercado consumidor. Entretanto, citou que 47% do que a China compra de sorgo vem dos Estados Unidos. A partir do ano que vem, pode haver conflito tarifário entre os dois países. Quem tiver sorgo vai ter essa oportunidade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.