02/Dec/2024
A C.Vale, cooperativa de Palotina (PR), anunciou a aquisição da Paturi Piscicultura Agroindustrial, com sede em Toledo, no oeste do Paraná. O negócio inclui um frigorífico de peixes em Nova Prata do Iguaçu e um sistema de integração capaz de produzir 55 mil tilápias por dia. A produção abastece o frigorífico por meio de tanques-rede no Rio Iguaçu, no reservatório da usina de Salto Caxias, e 46 áreas de tanques escavados em municípios próximos a Toledo.
A estratégia é fortalecer a operação de piscicultura da cooperativa. Com a entrada das 55 mil tilápias diárias da Paturi, a nova linha de produção do frigorífico de Palotina atingirá plena capacidade, elevando o processamento diário para 240 mil peixes. Em Nova Prata do Iguaçu, o abatedouro, que atualmente processa 10 mil tilápias por dia, deve ampliar a produção para 15 mil peixes até o fim de 2025. Com a Paturi, a C. Vale vai operar com linha cheia e ganhará em escala de produção.
Fatores como custo elevado de terras, escassez hídrica e limitações no fornecimento de energia elétrica têm desafiado o crescimento do setor. A C.Vale vai absorver os 54 funcionários da Paturi e os produtores integrados passarão a ter acesso a benefícios como fornecimento de ração, medicamentos, peixes jovens e assistência técnica, ao se associarem à cooperativa. O anúncio ocorreu na mesma semana em que a C.Vale assumiu as operações de uma unidade de beneficiamento de sementes de soja em Catalão (GO). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.