27/Nov/2024
O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) afirmou que o setor produtivo do brasileiro segue as mais rigorosas práticas sanitárias, que garantem a qualidade da carne vendida ao exterior. O Brasil ocupa o posto de maior exportador de carne bovina e de aves do mundo e mantém relações comerciais com aproximadamente 160 países. Seu rigoroso sistema de defesa agropecuária é reconhecido, inclusive, pela União Europeia, que compra e atesta a qualidade e sanidade das carnes produzidas no Brasil há mais de 40 anos.
Sobre as declarações do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, o Anffa reforçou que o Brasil não pode permitir que questões protecionistas possam influenciar negativamente um trabalho baseado em critérios técnicos, que consolidam o Brasil em uma posição de destaque no mercado mundial. É inquestionável a reconhecida qualidade e segurança dos produtos brasileiros, que além de regras sanitárias rígidas, contam com rigorosos parâmetros ambientais.
Todo o processo de exportação da carne é fiscalizado pelos auditores fiscais federais agropecuários, antes mesmo do abate dos animais, que são selecionados por meio exames clínicos de veterinários. Os cuidados continuam durante a armazenagem do produto, com inspeções em frigoríficos por todo o País, até a certificação necessária para os embarques nos portos. Para garantir a qualidade da proteína e viabilizar as vendas ao mercado internacional, cerca de 600 profissionais da carreira atuam diariamente nesta frente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.