ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Nov/2024

Carnes: reunião do governo e embaixada da França

O governo brasileiro e a Embaixada da França caminham para um entendimento na crise entre o Carrefour e a indústria de carnes nacional. O diálogo avançou na segunda-feira (25/11), após um encontro entre o embaixador Emmanuel Lenain e o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua. Lenain quer atuar como "intermediário" na questão e aliviar a tensão entre o agronegócio brasileiro e a França. A crise entre o Carrefour e a indústria de carnes brasileira escalou nos últimos dias, com frigoríficos suspendendo o fornecimento de produtos ao Grupo Carrefour (Carrefour, Atacadão e Sam's Club) no Brasil.

A represália da indústria é em resposta ao comunicado recente do CEO mundial do Carrefour, Alexandre Bompard, de que a varejista se compromete a não vender carnes do Mercosul, independentemente dos "preços e quantidades de carne" que esses países possam oferecer. O Carrefour França afirmou que a medida é restrita apenas às unidades francesas, enquanto o Carrefour Brasil afirmou que não há mudanças na operação local. A indústria brasileira de carnes condicionou a retomada do fornecimento de produtos ao Carrefour Brasil a uma retratação pública de Bompard. A reunião entre Lenain e integrantes do Ministério da Agricultura foi positiva a fim de um entendimento e de aliviar a tensão entre a indústria e o grupo varejista francês.

No encontro, Lenain teria apresentado uma carta de retratação do CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, endereçada ao ministro Carlos Fávaro. Para o governo e indústria de carnes, o teor da carta ainda não atende aos termos do pedido de retratação desejada pelo Brasil. O ponto mais sensível para governo e indústria do comunicado de Bompard foi a afirmação de que as carnes do Mercosul, incluindo a brasileira, não respeitam requisitos e normas do mercado francês. Fontes afirmam que a carta terá de incluir uma retratação quanto à boa qualidade e sanidade da proteína nacional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.