ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Nov/2024

Embaixador da França pede encontro com Fávaro

A Embaixada da França no Brasil pediu ao Ministério da Agricultura um encontro entre o ministro Carlos Fávaro e o embaixador francês no País, Emmanuel Lenain. O pedido ocorre em meio à crise entre o Carrefour e a indústria brasileira de carnes. Lenain quer atuar como "intermediário" na questão e aliviar a tensão entre o agronegócio brasileiro e a França. O pedido do embaixador francês deve-se à escalada na crise entre o Carrefour e a indústria de carnes brasileira, com frigoríficos suspendendo o fornecimento de produtos ao Grupo Carrefour (Carrefour, Atacadão e Sam's Club) no Brasil. A represália da indústria é em resposta ao comunicado recente do CEO mundial do Carrefour, Alexandre Bompard, de que a varejista se compromete a não vender carnes do Mercosul, independentemente dos "preços e quantidades de carne" que esses países possam oferecer, afirmando que esses produtos não respeitam requisitos e normas do mercado francês.

O Carrefour França afirmou que a medida é restrita apenas às unidades francesas, enquanto o Carrefour Brasil afirmou que não há mudanças na operação local. Há expectativa da divulgação de uma nova carta por Bompard, a fim de aliviar as tensões e impactos já sentidos pelo Carrefour Brasil no abastecimento de carnes. Esse novo posicionamento de Bompard tende a ser levado pelo embaixador ao ministro. A indústria brasileira de carnes condicionou a retomada do fornecimento de produtos ao Carrefour Brasil a uma retratação pública de Bompard. A principal queixa da indústria é que, além do boicote, a qualidade e a sanidade da carne brasileira foram questionadas. O governo brasileiro apoia a suspensão no fornecimento de carnes pela indústria brasileira ao Grupo Carrefour Brasil.

Nos bastidores, a avaliação tanto da Embaixada quanto do governo brasileiro é de que a polêmica não afeta a relação bilateral entre Brasil e França. O ministro Carlos Fávaro defendeu a altivez do País em relação ao boicote do Carrefour França. Para o ministro, a medida é protecionista e desrespeitosa às regras e sanidade seguidas pela pecuária brasileira. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) acompanha a posição do Ministério de Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura em relação à altivez do Brasil na defesa da agropecuária brasileira após o boicote do Carrefour à carne do Mercosul. Há esforço coordenado do governo brasileiro na defesa da imagem do agronegócio local. O governo brasileiro está em um conjunto, atuando em prol da defesa das credenciais da produção agrícola nacional, que, de fato, é uma referência mundial. É uma mensagem unida, de governo, em relação a esse tema. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.