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25/Nov/2024

Carnes: JBS vai construir seis fábricas na Nigéria

A JBS anunciou na quinta-feira (22/11) a assinatura de um memorando de entendimentos com o governo da Nigéria. A iniciativa prevê o investimento de US$ 2,5 bilhões nos próximos cinco anos para a construção de seis fábricas (três para aves, duas para bovinos e uma para suínos) que deve fomentar o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis no país africano. O plano também inclui iniciativas para fortalecer a produção local e enfrentar a insegurança alimentar. O projeto será conduzido em parceria com o governo nigeriano, que se comprometeu a criar condições econômicas, sanitárias e regulatórias favoráveis.

O objetivo é estabelecer uma parceria sólida e apoiar a Nigéria no enfrentamento da insegurança alimentar. A experiência nas regiões em que a JBS opera ao redor do mundo mostra que o desenvolvimento de uma cadeia sustentável de produção de alimentos gera um ciclo virtuoso de progresso socioeconômico para a população, em especial nas camadas vulneráveis. Com uma população de 250 milhões e previsão de crescimento para 400 milhões até 2050, segundo a ONU, a Nigéria enfrenta desafios significativos em segurança alimentar, com quase 25 milhões de pessoas em situação de fome. Atualmente, a produção de proteína representa 10% do PIB nigeriano e atende apenas 40% da demanda doméstica.

Com o investimento, a JBS espera ampliar a oferta de alimentos, além de reduzir as importações, gerar empregos e apoiar milhões de pequenos agricultores. O plano também prevê assistência técnica para produtores locais e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, em linha com iniciativas como o programa Escritórios Verdes, que já opera no Brasil. O objetivo é colaborar com o governo da Nigéria no sentido de apoiar a implementação do Plano Nacional de Segurança Alimentar, compartilhando nossa expertise no desenvolvimento de uma cadeia agroindustrial sustentável e as melhores práticas com o objetivo de aumentar a eficiência, a produtividade e a capacidade produtiva do país. A JBS decidiu apostar no grande potencial de crescimento do consumo per capita de proteína da Nigéria.

Atualmente, o consumo per capita de frango na Nigéria é inferior a 3 quilos. Há um potencial de crescimento neste mercado, que pode se tornar o terceiro mais populoso do mundo. Com 250 milhões de habitantes, a Nigéria é vista como estratégica pela JBS por causa do seu rápido crescimento populacional, que deve alcançar 400 milhões de pessoas até 2050, posicionando o país como o terceiro mais populoso do planeta, atrás apenas da China e da Índia. No entanto, a Nigéria enfrenta desafios significativos em segurança alimentar. A concorrência será mais favorável do que em alguns outros mercados. A iniciativa também abre perspectivas para futuras expansões no continente africano, região em que a empresa ainda não estava instalada, embora o foco inicial seja a Nigéria.

Mas, é natural que, no futuro, o projeto se expanda para outros mercados da região. Após a assinatura do memorando, o próximo passo será uma visita técnica à Nigéria, prevista para o primeiro trimestre de 2025. Durante a visita, a JBS definirá a localização das fábricas e os detalhes do projeto de negócios. É preciso entender como as cadeias produtivas funcionam e trabalhar com os empresários locais para criar um projeto sólido. O acordo também foi impulsionado por uma visita de três ministros nigerianos e empresários ao Brasil, onde conheceram as instalações da JBS e discutiram medidas para tornar viável o projeto, como investimentos em infraestrutura e regulamentação sanitária. Eles ficaram entusiasmados. A capacidade da JBS de transformar as condições socioeconômicas nas regiões em que atua foi um fator decisivo para o avanço das negociações.

O governo nigeriano, por sua vez, comprometeu-se a criar condições favoráveis para o sucesso do investimento. O acordo foi selado em um momento delicado para a Nigéria, que enfrenta uma crise econômica. O país tem PIB per capita de US$ 1.621,00 e um IDH de 0,538, de acordo com dados do Banco Mundial. Apesar do grande mercado potencial, o consumo diário médio de proteína no país é de apenas 45,4 gramas por pessoa, abaixo das 53,8 gramas recomendados pela ONU. Para a JBS, isso representa mais uma oportunidade do que um risco. É uma chance de construir uma plataforma de produção no país, algo que atualmente não existe. Será um impacto social significativo, além de contribuir para a melhoria da alimentação da população local. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.