22/Nov/2024
A BRF GmbH, subsidiária integral da BRF, firmou contrato vinculante com a Henan Best Foods para adquirir uma fábrica de processados na província de Henan, na China. A transação tem o valor total de US$ 43 milhões. A Henan Best Foods é subsidiária da OSI Group, companhia norte-americana que atua no processamento de alimentos. Construída em 2013, a fábrica a ser adquirida possui duas linhas para processamento de alimentos. A planta possui capacidade de 28 mil toneladas por ano e possibilidade de expansão para duas linhas adicionais. Após a expansão, cujo investimento é previsto em cerca de US$ 36 milhões, é esperada uma produção de 60 mil toneladas/ano. Além disso, é estimado que cerca de 850 postos de trabalho adicionais sejam gerados. A companhia destaca que o fechamento da operação está sujeito à verificação de condições precedentes aplicáveis a transações dessa natureza. Entre elas, a aprovação pelas autoridades regulatórias e reorganização societária dos ativos que constituem a fábrica.
Segundo o Bradesco BBI, a aquisição da BRF de uma planta de processamento de alimentos em Henan, na China, representa um investimento pequeno para a companhia do ponto de vista financeiro, com 1% de sua capitalização de mercado e 1% do volume projetado de vendas para 2024. Além disso, o impacto no índice de alavancagem da companhia é praticamente irrelevante, mesmo antes de considerar a contribuição do Ebitda do novo ativo, acrescentou. Contudo, o negócio contém “mensagens importantes”. Não apenas os persistentes problemas de balanço patrimonial foram resolvidos, como também o desempenho operacional voltou a níveis de referência. 2024 é um ano crucial, marcado pela maturação de iniciativas-chave do programa BRF+ e pelo retorno a uma trajetória mais consistente de crescimento de volumes, especialmente em alimentos processados e prontos no Brasil. Para o futuro, a expectativa é de que esse ímpeto de crescimento continue no Brasil, enquanto a empresa se posiciona para expandir ainda mais sua presença internacional.
Além disso, embora o fortalecimento da posição em mercados Halal já fosse um pilar estratégico da BRF, a aquisição sugere que a empresa está explorando novas frentes de crescimento. Apesar de a China ser o mercado mais importante para as exportações de proteínas brasileiras, as empresas frequentemente enfrentam dificuldades para avançar na cadeia de valor no país. Com isso, o negócio se alinha ao objetivo de expandir a presença no segmento de alimentos processados e prontos, aproveitando a competitividade de custos do Brasil na produção de proteínas e criando um novo caminho de crescimento em um mercado altamente relevante. A previsão é de que o ciclo positivo do mercado avícola continue no futuro próximo, sustentando resultados sólidos nos próximos trimestres. Com um balanço patrimonial mais forte, a BRF deve equilibrar investimentos em crescimento com retornos aos acionistas, uma dinâmica que não era vista há algum tempo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.