ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Set/2019

Suíno: confirmado 1º surto de PSA na Coreia do Sul

O Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais da Coreia do Sul confirmou, nesta terça-feira (17/09), a ocorrência do primeiro surto da peste suína africana (PSA) no país. As autoridades confirmaram que o vírus foi identificado em três fazendas do mesmo proprietário, na cidade de Paju, levando ao abate sanitário de 4 mil suínos. O país tem um plantel de aproximadamente 11,3 milhões de suínos. A região atingida é fronteira com a Coreia do Norte, que detectou a presença do vírus em maio. No entanto, o do país afirmou que ainda não é possível confirmar a rota de origem da doença, mas está tentando identificar a causa o mais rápido possível porque isso será crucial para impedir a propagação da doença. A doença foi confirmada por testes de laboratório.

O ministério informou que está investigando também um segundo caso suspeito de uma propriedade na cidade de Yeoncheon, vizinha de Paju. O resultado desses testes deve ser divulgado nesta quarta-feira (18/09). Autoridades locais afirmaram que as medidas para desinfetar fazendas e veículos de transporte de animais foram acentuados. O governo do país exigiu também uma paralisação de 48 horas em todas as instalações de produção de suínos, abatedouros e fábricas de ração a fim de impedir a propagação da doença. Será investido o máximo esforço para impedir que a doença se espalhe, pois a primeira semana (após o surto) é considerada a mais perigosa.

Por isso, serão concluídas rapidamente as inspeções de monitoramento nas 6.300 fazendas do país, verificando cada suíno para ver se está com febre ou não e testando até o menor dos sintomas. Alguns especialistas em saúde animal consideram que o atual surto da PSA é a maior epidemia animal conhecida da história. No continente asiático, a doença já foi detectada nos plantéis de China, Vietnã, Mongólia, Camboja, Laos, Mianmar, Coreia do Norte e Filipinas. Com 50 milhões de consumidores, a Coreia do Sul importa cerca de 1,5 bilhão de dólares por ano em carne suína. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.