ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Oct/2024

Frango e os pontos críticos do bem-estar animal

O Observatório do Frango, lançado pela ONG Alianima, apontou o crescimento acelerado das aves, a alta densidade nos galpões, o ambiente pobre e insalubre e o pré-abate doloroso e ineficaz como principais pontos críticos de bem-estar animal na avicultura de corte. Segundo o relatório, as aves crescem de forma desproporcional ao restante do corpo, causando desequilíbrios, dificultando a locomoção e até mesmo a alimentação e hidratação. A alta densidade prejudica o conforto físico e a manifestação do seu repertório comportamental natural, além da aglomeração de indivíduos em volta dos comedouros e a deterioração acelerada da cama, o que consequentemente repercute na saúde das aves.

A falta de recursos no ambiente, como poleiros ou plataformas e material para bicagem, promove frustração e inatividade das aves. Falta de atenção à qualidade da cama pode causar danos às patas e pele das aves, além de afetar a qualidade do ar. Sobre o pré-abate doloroso e ineficaz, a ONG cita que os frangos são pendurados vivos e conscientes, de cabeça para baixo, pelas pernas, em estruturas metálicas móveis, causando medo, estresse e desconforto, além de dor provocada pelo próprio peso, e possíveis contusões, luxações e até fraturas. De acordo com a Alianima, a cabeça das aves é mergulhada em uma cuba com água eletrificada para induzir inconsciência imediata antes da sangria. O processo nem sempre é eficaz, causando a sensação não só do choque elétrico, mas também da dor do corte da sangria.

Como soluções para resolver os pontos críticos, a Alianima destaca a adoção de linhagens genéticas que demonstrem cientificamente melhores resultados de bem-estar animal, principalmente um crescimento e ganho de peso menos acelerado, e o ajuste da lotação de animais dentro do galpão. O relatório lembra que o Brasil ocupa a posição de líder global nas exportações desde 2004, sendo também o maior exportador de frango Halal do mundo. A adoção de padrões mais elevados de bem-estar animal não apenas ajuda a atender a essas expectativas, mas também fortalece a imagem dessas empresas como líderes do setor, capazes de antecipar e responder às mudanças no mercado. Quando gigantes do segmento tomam decisões exemplares, elas influenciam positivamente toda a indústria. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.