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23/Oct/2024

Lácteos: demanda para queijo e manteiga nos EUA

A cooperativa Land O’Lakes, que pertence à produtores, está apostando na forte demanda contínua por produtos de queijo e capitalizando o interesse dos consumidores por manteiga. Os norte-americanos estão bebendo menos leite, mas consumindo mais manteiga, queijo e iogurte, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O consumo de leite fluido está em declínio há mais de 70 anos, mas o apetite dos consumidores por manteiga (+43%), queijo (+46%) e iogurte (+142%) aumentou nos últimos 25 anos. Só em 2022, os consumidores nos Estados Unidos comeram em média 19 Kg de queijo, mais que o dobro do que era consumido em 1975. Mais recentemente, as redes sociais impulsionaram tendências como sorvete de queijo cottage e as “tábuas de manteiga”, destacando a demanda por formas criativas de usar os alimentos lácteos básicos. De forma geral, o queijo e a manteiga estão posicionados como os 'carros-chefe' do consumo de laticínios nos Estados Unidos.

À medida que mais consumidores comem alimentos lácteos em vez de beber, torna o agora o momento de capitalizar esse entusiasmo pelo futuro da indústria. Em resposta, a Land O’Lakes focou em expandir as ofertas de produtos de manteiga e queijo com novos sabores e formatos. Inovações focadas em formato, tornando os produtos lácteos mais fáceis de consumir e cozinhar, e sabor são especialmente importantes para atender à demanda dos consumidores em mudança. Para a cooperativa, afastar-se da reputação de marca voltada para atacado e ingredientes e direcionar-se ao varejo tem sido uma estratégia vencedora. Historicamente, a Land O’Lakes produzia principalmente queijo cheddar para as seções de delicatessen dos supermercados ou para serviços de alimentação, no entanto, em 2021, introduziu uma variedade de queijos para consumo no varejo.

Nos primeiros 18 meses, expandiu de cerca de 100 para 3.800 lojas no Nordeste e no Meio Oeste, criando uma nova saída para o leite dos membros e abrindo novas avenidas para fortalecer a base de consumidores. A empresa também expandiu a linha de produtos de 12 itens para mais de 30. Os primeiros produtos na seção de laticínios incluíam queijo ralado e opções em grandes pedaços, como cheddar, muçarela e colby jack. Agora, expandiu para novos sabores, como queijo italiano cremoso envelhecido e habanero jack. A manteiga também continua sendo um produto essencial para a cooperativa, com lançamentos de novos produtos voltados para satisfazer a demanda por cozinhar em casa. Segundo o relatório "Tendências de Alimentação Saudável dos EUA 2024", da Mintel, 76% dos consumidores concordam que é mais fácil comer em casa do que em restaurantes.

Um percentual esmagador de consumidores disse que queria continuar preparando refeições em casa após a pandemia, com a manteiga tendo uma participação crescente no uso tanto como auxílio na cozinha quanto nas refeições em geral. Para responder a isso, a cooperativa lançou as "Butter Balls" (porções específicas de meia colher de sopa de manteiga para cozinhar) e está aproveitando as tendências de sabores sazonais com manteigas de edição limitada. A natureza limitada da manteiga tende a alimentar o interesse e a demanda dos consumidores, então a cooperativa tem lançado regularmente sabores que se alinham com o que eles mais querem. Há uma ‘renascença dos laticínios’ acontecendo agora, à medida que tendências virais das redes sociais permeiam a cultura popular. De tábuas de manteiga, velas de manteiga e café ‘bulletproof’ a receitas virais no TikTok centradas em queijos, agora é o momento de trazer mais dos laticínios que os consumidores amam.

Ao olharmos para o futuro, a expectativa é de demanda contínua por produtos de queijo, tanto no mercado interno quanto no externo, à medida que as marcas expandem suas ofertas com novos sabores e formatos. Esse crescimento é impulsionado por consumidores que cada vez mais veem o queijo como uma fonte nutritiva e satisfatória de proteína. A proteína surgiu como um ingrediente principal, com 42% dos consumidores priorizando a proteína em suas refeições e 61% buscando aumentar sua ingestão de proteínas, de acordo com dados do The Hartman Group 2023. As pressões econômicas sentidas pelos consumidores também provavelmente definirão o rumo em 2025, mas há motivos para otimismo. Os consumidores estão enfrentando pressões financeiras de várias áreas e a inflação continua sendo o principal fator de comportamento de compra. No entanto, a inflação nos preços dos produtos lácteos está diminuindo mais rapidamente do que o índice geral de preços ao consumidor, bem como os preços dos alimentos como um todo. Os laticínios continuam sendo de grande valor pela nutrição proporcionada. Fonte: Dairy Reporter. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.