22/Oct/2024
BRF e Marfrig deram mais um passo no reforço de suas sinergias. A partir de agora, a Sadia será a principal marca de expansão das companhias no segmento de bovinos, com os cortes levando prioritariamente o nome da marca da BRF no mercado global. O anúncio oficial ocorreu no domingo (20/10), durante a Sial Paris, um dos principais salões internacionais de alimentação. Este acordo amplia uma parceria no mercado de bovinos que começou em setembro passado, quando a Sadia passou a comercializar os hambúrgueres da marca Bassi, enquanto a Perdigão nomeou a linha de processados bovinos como Perdigão Montana. Agora, os cortes bovinos ganharão o reforço da icônica marca Sadia. Isso começa em novembro e inclui uma linha completa de carnes. Será aproveitada a força internacional e a presença consolidada da Sadia para posicioná-la como marca de crescimento no mercado de carnes bovinas. A atuação conjunta tem se expandido para além dos produtos, envolvendo outros departamentos.
Com isso, voltam à tona questionamentos sobre a possibilidade de fusão entre BRF e Marfrig. No entanto, o tema não é uma prioridade. Independentemente da forma societária, as empresas já estão atuando com uma plataforma multiproteína em diversas geografias. O reforço das sinergias se mostra suficiente para manter as operações saudáveis e rentáveis, sem a necessidade de uma fusão. Os números recentes parecem corroborar essa visão: a Marfrig, impulsionada pelos resultados da BRF, registrou lucro líquido de R$ 138 milhões no primeiro semestre de 2024, revertendo o prejuízo de R$ 1,418 bilhão no igual período de 2023. A BRF, por sua vez, chegou a ter sete trimestres consecutivos de prejuízo. Reverteu o cenário no último trimestre de 2023 e manteve os bons resultados na primeira metade de 2024, com lucro líquido de R$ 594 milhões de janeiro a março e de R$ 1,094 bilhão de abril a junho. Entre os fatores que contribuem para o sucesso de ambas as empresas estão as diversas sinergias operacionais.
No departamento comercial, por exemplo, as equipes de vendas trabalham de forma integrada no mercado global, comercializando múltiplas proteínas, como frango, suínos e bovinos. No entanto, as estratégias de precificação e as operações no Brasil ainda permanecem separadas. Hoje, os colaboradores já vendem múltiplas proteínas, como frango, suínos e bovinos, além do peru. A equipe de vendas foi treinada para lidar com todas as proteínas, com o suporte das divisões da BRF e Marfrig, que continuam a liderar a precificação e estratégias específicas. Essa integração tem permitido, inclusive, a ampliação da base de clientes. A BRF, que tinha pouco mais de 200 mil clientes quando foi adquirida, hoje conta com mais de 300 mil no Brasil. Muitos desses clientes já compravam frango e suínos da BRF, mas agora adquirem também produtos das duas empresas. Outras áreas de colaboração incluem suprimentos, sistemas de informação e logística, resultando em preços mais competitivos de fretes.
Programas de eficiência também têm sido compartilhados. O programa Osso Branco da Marfrig, que garante que não fique carne nos ossos ao desossar bovinos, foi implementado na BRF, aumentando a eficiência em volume equivalente a 300 mil frangos por dia. Essa prática foi aplicada tanto no frango quanto no suíno, gerando um aumento significativo no rendimento. Assim, o uso da marca Sadia no mercado de bovinos trará resultados positivos semelhantes. Marfrig e BRF estão focadas em buscar os melhores resultados para cada uma das empresas e têm avançado na implementação de iniciativas que apresentam oportunidade de sinergia operacional e comercial. A expansão global da marca Sadia no mercado de bovinos é um exemplo claro do potencial de geração de valor que esse trabalho conjunto pode gerar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.