22/Oct/2024
O ano de 2024 da BRF no mercado externo terá um trimestre a mais do que 2022. O desempenho das exportações da companhia, que vai fechar este ano com volume 25% superior em relação ao desempenho de dois anos atrás. Esse crescimento tem levado a BRF a ampliar a sua participação no mercado de exportação, pois a expansão está acima do ritmo do mercado. Dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mostram que os embarques de carne de frango pelo Brasil de janeiro a setembro cresceram 7,9% na comparação com igual período de 2022, para 3,82 milhões de toneladas. Os embarques de carne suína expandiram 17,8%, para 954 mil toneladas. A BRF ganhou share de exportação. Chegou a 27% de frangos, processados e suínos de tudo que o Brasil exporta. O ritmo acelerado de expansão da empresa em mercados internacionais é impulsionado por um aumento significativo de habilitações e a diversificação de destinos de exportação.
A empresa obteve 133 novas habilitações desde 2023. No ano passado, foram 67 novas habilitações, e neste ano já são 66. A empresa espera ampliar esse número na reta final de 2024, com atenção para oportunidades em mercados da América Central, como a Jamaica e Panamá. A empresa também espera habilitar mais unidades para a China. No fim de setembro, inclusive, a unidade de Rio Verde (GO) passou por auditoria virtual pelo país asiático. Mas, o mercado mais estratégico a ser conquistado é o europeu. No momento, a companhia embarca 4 mil toneladas por semestre para o Reino Unido, principalmente de peito de frango e peru, e já estaria pronta para retomar os embarques para demais nações europeias quando tiver as habilitações. O avanço na exportação não é só resultado da expansão de plantas habilitadas, mas também de uma maior proximidade com as demandas dos clientes globais, indicando que muitas oportunidades antes não aproveitadas foram identificadas.
Um exemplo é o pé de frango. Há demanda por pé de frango no Vietnã, na África, no Haiti, na República Dominicana, mercados que pagam menos do que a China, mas que absorvem o produto. A diversificação de mercados, inclusive, permitiu à BRF mitigar os efeitos de eventos inesperados, como o caso da doença de Newcastle em uma granja de Anta Gorda (RS), que provocou o fechamento temporário de mercados para exportação, incluindo a China. Se não tivéssemos esses mercados alternativos, todos os pés do Rio Grande do Sul estariam descartados naquele período. Além disso, a BRF tem focado na customização de produtos para atender às necessidades específicas dos clientes, o que inclui até mesmo a adaptação de embalagens para facilitar o descongelamento. A empresa conseguiu agregar valor ao que oferece, ajustando para as necessidades do cliente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.