ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Oct/2024

Frango: MT elevará abates nos próximos 10 anos

De acordo com o relatório Outlook 2034, divulgado nesta quarta-feira (09/10) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso deve aumentar o abate de aves de corte em 27,44% nos próximos dez anos e a produção de carne em 30,97%. O salto de abates será de 192,13 milhões de cabeças em 2024 para 244,85 milhões de cabeças em 2034, com taxa de crescimento de 2,45% ao ano. A produção da carne de frango vai passar de 392,17 mil toneladas para 513,61 mil toneladas, com crescimento médio de 2,73% ao ano.

Mato Grosso tem visto aumento na demanda internacional e melhores margens devido à redução nos preços do milho e da soja, o que proporciona crescimento contínuo na produção de carne de frango. A ausência de casos de gripe aviária em aves comerciais no Brasil e a demanda crescente, especialmente do Japão, têm tornado a carne de frango do Estado ainda mais atrativa no contexto internacional, o que proporciona o fortalecimento da cadeia avícola do Estado.

O relatório foi desenvolvido em colaboração com o Instituto Mato-Grossense do Agronegócio (Iagro) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), utilizando metodologias estatísticas avançadas desenvolvidas em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O estado de Mato Grosso é o oitavo maior produtor de frango, com 392,25 mil toneladas no ano passado. A exportação de carne de frango nos primeiros seis meses de 2024 aumentou 12,6% em comparação com a média do primeiro semestre dos últimos dez anos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.