ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Oct/2024

Frango: China pode reabilitar planta da BRF de GO

A China pode reabilitar a exportação de carne de frango do frigorífico da BRF de Rio Verde (GO-SIF 1001). A fábrica tem os embarques para China suspensos desde 2018 em virtude dos desdobramentos da Operação Carne Fraca, que investigou falsificação e adulteração na produção de carne. A Administração Geral de Alfândega da China (GACC) realizou nesta segunda-feira (30/09) uma auditoria virtual no frigorífico. A inspeção foi intermediada pelo governo brasileiro. À GACC, o Ministério da Agricultura apresentou informações de garantia de conformidade da unidade em relação ao protocolo sanitário bilateral de exportação de carnes entre Brasil e China e recomendou a reabilitação.

A avaliação de integrantes do governo é que a unidade está apta a retomar as vendas para o país asiático. A expectativa é que a reabilitação da planta possa ocorrer ainda em meados de outubro, após a auditoria, ou no máximo na visita do presidente Xi Jinping em novembro ao Brasil, no âmbito do G20. A decisão de retomada dos embarques, contudo, depende da autoridade sanitária chinesa, sem prazo estabelecido para isso. Essa vistoria será a única realizada pela GACC nos frigoríficos brasileiros neste momento.

A planta teve suas exportações de produtos avícolas e derivados para a China suspensas em 10 de março de 2018 e delistamento para embarques de suínos em 12 de julho de 2023, de acordo com as informações que constam no registro da empresa no Sistema de Informações Gerenciais do SIF do Ministério da Agricultura. A unidade tem capacidade de abate de 3 mil aves por hora e 800 suínos por dia. O frigorífico da BRF em Rio Verde é o único do Brasil entre as que já foram habilitadas a vender ao país asiático com as exportações suspensas para a China, além dos embarques temporariamente embargados do Rio Grande do Sul. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.