ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Sep/2024

Lácteos: Nuvio Foods anuncia a aquisição da Moo

A Nuvio Foods (dona das marcas Yorgus, Vitalatte e Kefir Reggula) acaba de expandir seu portifólio com mais uma marca de lácteos premium. A holding comprou a Moo, que produz um tipo de iogurte dessorado chamado skyr, originário da Islândia e ainda não muito comum no Brasil. A aquisição inclui a marca Moo e uma fábrica em Brodowski, no interior de São Paulo. O valor da transação não foi divulgado. A negociação iniciou em 2021, motivada por uma necessidade de expandir a capacidade produtiva. A Nuvio Foods tem crescido num ritmo muito acelerado e as plantas da empresa, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro, já estão bem próximas da capacidade máxima.

A empresa começou a buscar uma fábrica que já estivesse pronta e que pudesse começar a operar de imediato. A fábrica da Moo, que operava com capacidade ociosa, será utilizada pela Nuvio para parte da produção do iogurte Yorgus, dado que o processo de fabricação é similar. O iogurte grego, da Yorgus, também é dessorado. O que muda na produção dos dois é apenas a cultura e os fermentos utilizados. O iogurte skyr também é mais consistente que o grego, o que o posiciona numa categoria ainda mais premium. Enquanto os iogurtes da Yorgus custam em média R$ 8,99 cada, os da Moo são comercializados por cerca de R$ 10,50.

Foi relevante a estratégia de adquirir uma empresa que foca São Paulo, o maior mercado do Brasil. Além disso, essa nova aquisição sinaliza o objetivo da Nuvio de se tornar o principal grupo de lácteos premium do Brasil. Fora a Nuvio, não há outro player com o posicionamento de agregar marcas premium em torno do negócio. Fundada há sete anos, a Moo é a líder no Brasil desse nicho, que hoje tem apenas outros dois competidores: a Danone e a Atilatte, uma outra fabricante nacional. A marca está presente em mais de 1.200 pontos de venda em 16 estados, operando com 32 SKUs. Já a Nuvio, com presença em 5.000 pontos de venda, tem a oportunidade imediata de ampliar a distribuição da nova marca.

Apesar de uma operação bem estruturada, a Moo enfrentava dificuldades por falta de escala. A margem bruta dos produtos é muito saudável, mas o custo de operação de uma fábrica é muito alto e eleva muito seu custo fixo. Com a ociosidade que tinha, a empresa naturalmente estava queimando caixa. Sob nova gestão, a meta da Nuvio é expandir o top line em 50% já no próximo ano. Essa aquisição é a segunda na história da Nuvio. A empresa começou com a compra da Vitalatte em 2008. Quatro anos depois, foi lançada a marca Yorgus. Em 2022, a Nuvio comprou a Keiff (posteriormente renomeada Kefir Reggula) após receber investimentos de sócios da Atmos Capital e da Sperss Capital. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.