ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Sep/2024

Lácteos: UE reage contra a investigação da China

A Comissão Europeia entrou com um pedido de consulta nesta segunda-feira (23/09) na Organização Mundial do Comércio (OMC) para contestar a investigação antidumping iniciada pela China contra as importações de produtos lácteos da União Europeia. O país asiático iniciou sua investigação sobre os lácteos da União Europeia em 21 de agosto, tendo como alvo leite líquido, natas com teor de gordura superior a 10% e vários tipos de queijos.

É a primeira vez que a União Europeia contesta uma investigação em sua fase inicial e a medida foi motivada por um padrão em que a China inicia medidas de defesa comercial baseadas em alegações questionáveis e evidências insuficientes, em um curto período de tempo. A Comissão Europeia afirmou que está fazendo tudo o que for necessário para defender os produtores de lácteos da União Europeia e a Política Agrícola Comum contra o abuso dos instrumentos de defesa comercial. A investigação chinesa sobre os lácteos do bloco baseia-se em alegações questionáveis e evidências insuficientes.

Por isso, a União Europeia continuará a contestá-la vigorosamente em todas as instâncias disponíveis, ao mesmo tempo em que pediu à China que a encerre imediatamente. As consultas solicitadas pela Comissão Europeia representam o primeiro passo nos procedimentos de solução de disputas da OMC. Se elas não levarem a uma solução satisfatória, a União Europeia poderá solicitar à OMC o estabelecimento de um painel para decidir sobre essa investigação. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.