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19/Sep/2024

EUA: Tyson Foods processada por greenwashing

A Tyson Foods, empresa de carne que produz cerca de 20% da carne vendida nos Estados Unidos, foi processada por greenwashing, termo que indica a prática de promover discursos ambientalmente responsáveis, sem de fato adotá-los. Desde 2021, a empresa afirmou que alcançaria emissões líquidas zero até 2050 e, há cerca de dois anos, começou a divulgar planos para sua carne "inteligente para o clima". O processo, movido pela organização Environmental Working Group, alega que essas declarações são enganosas porque a Tyson não tem planos reais para alcançar esses objetivos. A queixa contra a Tyson Foods foi registrada em Washington, D.C., onde uma lei de proteção ao consumidor permite que grupos de interesse processem empresas por publicidade falsa em nome dos consumidores.

As alegações de greenwashing têm como alvo consumidores bem-intencionados que querem fazer o bem com seu dinheiro, que querem tentar assumir alguma responsabilidade individual e comprar alimentos que sejam mais ecológicos, disse a advogada da Earthjustice, escritório que representa o autor da ação. Eles esperam que o tribunal emita uma liminar forçando a Tyson a recuar em sua comunicação sobre o clima ou publicar um plano de ação para respaldar suas alegações. Ao contrário de seus concorrentes da indústria de carne, a companhia possui metas de redução de emissões que foram validadas pela Science-Based Targets Initiative (SBTi), uma organização sem fins lucrativos que avalia as metas climáticas corporativas.

No entanto, a SBTi revisou apenas os planos para a redução de emissões até 2030 e não aprovou quaisquer metas de emissões líquidas zero apresentadas pela empresa. A Tyson Foods é a segunda grande empresa de carne a ser processada nos Estados Unidos neste ano por greenwashing. Em fevereiro, a Procuradora-Geral de Nova York desafiou a JBS, conglomerado de carne brasileiro, por motivos semelhantes, alegando que o compromisso da empresa de alcançar emissões líquidas zero até 2040 não estava respaldado por um plano viável. O processo veio após a Earthjustice ter obtido êxito em contestar com sucesso a comunicação ambiental da JBS diante de um grupo de autorregulação da indústria publicitária no ano passado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.