11/Sep/2024
A Minerva Foods avaliou que uma parcela de até 35% da produção de carne bovina do Brasil deve ter como destino a exportação, contra 30% hoje. A exportação tem ganhado share, com mercados da Ásia. E logo mais vai chegar ao norte da África. É natural haver esse ganho, chegar aos 35%; hoje está próximo dos 30%. O setor precisa compreender a exigência de mercados a serem abertos para atingir o nível projetado. Cada mercado tem seu nível de exigência, então é preciso estar próximo do cliente e trabalhar para atendê-lo. Há também uma agenda importante relacionada ao ESG, que são pontos que devem ser monitorados, para trabalhar em conjunto para derrubar algumas barreiras que estão sendo colocadas.
O mercado interno continuará sendo fundamental para o setor de proteína bovina, com a expansão da participação de produtos de maior valor agregado. O grande mercado que vai crescer no Brasil é o de maior valor agregado, mais sofisticado, atendendo a diferentes segmentos com demandas específicas. A modernização do mercado brasileiro é evidente e puxará bastante a produção nos próximos anos. Segundo a Marfrig, o País também pode aumentar a presença no mercado externo com produtos de alto valor agregado. Há o desafio de construir reputação e credibilidade nesse segmento, que tem um valor muito superior. Reputação passa por constância, volume e regularidade de fornecimento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.