04/Sep/2024
A Lactalis do Brasil planeja aumentar a captação de leite no Rio Grande do Sul em 200 milhões de litros nos próximos dois anos. O incremento de cerca de 20% da captação atual da empresa no Estado será alcançado por meio do fortalecimento das parcerias com seus 3 mil produtores locais. O objetivo é trabalhar com os produtores próprios para aumentar a produtividade e atender à crescente demanda. A parceria com os produtores locais envolve programas como o Lactaleite, que oferece bônus de produtividade aos produtores. Esse programa paga um valor adicional ao produtor pelo volume extra de leite produzido, incentivando o aumento da produtividade. A empresa já possui cerca de 80 técnicos de campo no Estado para apoiar o aumento da produtividade.
A empresa também vai investir em atividades de extensão rural e suporte técnico, com o objetivo de ajudar os produtores a otimizarem suas operações e, eventualmente, expandir seus rebanhos. As ações para aumentar a produção de leite no Rio Grande do Sul não estão incluídas no investimento de R$ 100 milhões em cinco fábricas do Estado, abrangendo recursos a parte, embora contribuam para suportar os aportes realizados. Isso vai demandar também um esforço adicional no campo, pois é preciso gerar mais leite dentro do Rio Grande do Sul, cerca de 200 milhões de litros a mais nos próximos dois anos. As unidades beneficiadas estão localizadas em Teutônia, Tapera, Três de Maio, Santa Rosa e Ijuí, cada uma recebendo melhorias específicas que visam tanto o aumento da capacidade de produção como a introdução de novos produtos para a linha de queijos. São investimentos que envolvem ou a ampliação da produção local ou a introdução de novos produtos que ainda não estão no mercado.
Os investimentos incluem a instalação de uma nova linha de produção de queijos em Santa Rosa, além de uma nova linha de produção de whey fit em pó na fábrica de Teutônia. Em Três de Maio, a Lactalis vai implementar uma nova linha de muçarela, instalando duas novas moldadoras de queijo e aumentará a capacidade de estocagem e processamento de soro. Além disso, a fábrica de Ijuí receberá um aumento na capacidade de geração de energia para suportar a expansão da produção de queijo prato. O plano de investimento da companhia para os próximos dois anos não se limita ao Rio Grande do Sul. A Lactalis deve realizar aportes em outros Estados do Brasil, como Minas Gerais e Pernambuco, para continuar com o processo de expansão da operação nacional. Há investimentos importantes previstos em Uberlândia e Pará de Minas para aumentar a produção. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.