ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Aug/2024

Suíno: Rússia espera elevar vendas de carne à China

Os produtores russos de carne suína estão mirando 10% do mercado chinês de importação nos próximos anos, aproveitando as tensões comerciais entre a União Europeia (UE) e a China. Essa movimentação ocorre após a recente autorização do governo chinês para que três produtores da Rússia vendam carne suína para China.

Até fevereiro de 2024, a Rússia não exportava carne suína para a China. Agora, com essa abertura, o país busca competir em um mercado dominado por produtores da União Europeia, que detêm 51% da participação. A Rússia, que viu sua produção de carne suína crescer de 1,5 milhão de toneladas em 1999 para uma previsão de 5,2 milhões em 2024, já é o quarto maior produtor mundial, atrás de China, União Europeia e Estados Unidos, e se equipara ao Brasil. As tensões comerciais entre a União Europeia e a China, especialmente com as recentes tarifas impostas pela União Europeia sobre carros elétricos chineses, abriram espaço para que a Rússia se estabeleça como um novo fornecedor.

Produtores russos, como Miratorg e Rusagro, já começaram a exportar carne suína para a China, com expectativas de enviar cerca de 10.000 toneladas ainda este ano. Os preços do produto russo estão com um prêmio de 30%-40% em relação aos preços domésticos. A indústria de carne suína da Rússia, que se recuperou após um colapso pós-soviético e um surto de peste suína africana (PSA) em 2008, recebeu grande impulso com a proibição das importações de carne suína da União Europeia para a Rússia em 2014.

Agora, o Ministério da Agricultura da Rússia prevê que as exportações de carne suína russa aumentem para 310.000 toneladas em 2024. Apesar das oportunidades, desafios como atrasos nos pagamentos entre a Rússia e a China, devido às sanções Ocidentais, podem afetar o crescimento desse mercado. Mesmo assim, os produtores russos estão otimistas, destacando que possuem um dos setores de produção de carne suína mais modernos do mundo e recursos naturais suficientes para expandir a produção. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.