ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Aug/2024

Carnes: setor satisfeito com abertura do Panamá

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio feito pelo Ministério da Agricultura sobre a abertura do mercado do Panamá para carnes de frango e suína do País e avaliou que o país da América Central se torna estratégico para a indústria exportadora. O Panamá é um mercado com significativa demanda externa por produto, com o alto fluxo turístico do país e população de 4,4 milhões de habitantes.

O Panamá tem um dos mais elevados consumos per capita da América Latina de carne de frango, em torno de 54 quilos por habitante em 2023, de acordo com o Instituto Latino-Americano de Frango, e com um consumo per capita de carne suína de 12,6 quilos/ano, segundo o sistema de estatísticas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A importação dessas proteínas está concentrada em países da América do Norte, que agora ganharam a concorrência do Brasil. Assim como tem atuado em outras nações, o Brasil deve atuar em complementaridade à produção local, ampliando a oferta de produtos e gerando oportunidades para processadores e outros fornecedores panamenhos. A abertura do mercado representa o atendimento de uma demanda apresentada no ano passado.

A Agência Panamenha de Alimentos, órgão do governo do Panamá equivalente ao Ministério da Agricultura brasileiro, atende a um pedido setorial feito ao governo brasileiro e encaminhado às autoridades do país centro-americano em 2023 para a abertura do mercado aos produtos de suínos e avícolas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.