ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Set/2019

Carnes: exportações brasileiras fracas em agosto

Foram decepcionantes as exportações de proteína animal brasileira in natura em agosto, mas ressalvou que ainda é cedo dizer que o resultado negativo é uma tendência. Spreads sólidos para carne bovina e de frango sugerem que margens dos players brasileiros de proteína continuam sólidas, o que deve continuar dando suporte a resultados positivos daqui para frente. A redução nos plantéis de suínos da China devido à peste suína africana (PSA) é outro fator que pode ajudar as companhias brasileiras.

Ainda em relação aos dados de exportação divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a queda nos embarques de carne de frango in natura é particularmente surpreendente por causa da maior produção de pintos de corte no ano. A queda de 2% nos preços do frango em dólar e o aumento dos custos com ração foram compensados pela valorização de 7% da moeda norte-americana ante o Real de julho a agosto.

Quanto à carne bovina, os volumes embarcados também foram considerados fracos, mas é destaque o avanço nos preços em dólar e o câmbio, que compensaram a alta de 1% no custo do boi no mês. Para a carne suína, embora os embarques também tenham tido recuo relevante em agosto, o aumento nos preços e o câmbio favorável levaram a aumento anual das receitas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.