ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Aug/2024

Frango: otimismo para reabertura do mercado chinês

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que as negociações com a China para a retomada das importações de carne de frango brasileira estão avançando positivamente. Os embarques foram suspensos após constatação de um caso da doença de Newcastle em uma granja comercial em Anta Gorda (RS). Ele indicou que existe possibilidade de o país asiático alterar seus protocolos sanitários, o que tornaria ágil a retomada dos embarques. A China tem um protocolo mais restritivo. Ainda não foi possível mudar o protocolo, mas há um grande indicativo de que isso possa ocorrer.

Fávaro afirmou esperar mudanças nos protocolos, prevendo que, em futuras crises sanitárias, apenas a região afetada será isolada, independentemente do tipo de proteína envolvida. É um processo de trabalho e confiança, e a expectativa é de que isso vai acontecer, declarou Fávaro. Nesta terça-feira (06/08), o Ministério da Agricultura declarou o fim do estado de emergência zoossanitária no Estado do Rio Grande do Sul em virtude da detecção de infecção pela doença de Newcastle, em medida publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O ministro destacou a eficiência do Brasil na gestão de crises sanitárias, exemplificando com o caso de encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como “mal da vaca louca”, ocorrido em fevereiro de 2023. Em 29 dias, todo o Brasil foi liberado. Graças a um processo com transparência, eficiência e bloqueio. Fávaro também defendeu a importância das medidas de auto embargo adotadas pelo País na sequência da confirmação do caso da doença de Newcastle. O bloqueio adotado por causa da doença de Newcastle foi um recado de que o Brasil leva a sério a sanidade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.