ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Aug/2024

Frango: impacto limitado da Newcastle na exportação

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reiterou a estimativa de que o impacto do caso da doença de Newcastle sobre a exportação de carne de frango do País é de 50 mil até 60 mil toneladas. A possibilidade de impacto da Newcastle permanece em 50 mil toneladas a 60 mil toneladas. Os embarques pelo Brasil estão proibidos para quatro países: México, China, Argentina e Macedônia do Norte. No auto embrago promovido pelo Brasil, existem casos de países cujas limitações impostas valem para o Rio Grande do Sul ou em raios em torno do foco da doença, em uma granja comercial de Anta Gorda. O Brasil está em conversações com os países para apresentação de esclarecimentos. Há diálogo com esses países e envio de informações adicionais sobre Newcastle ao México. O governo da Macedônia do Norte decidiu embargar a exportação.

Os embarques de carne de frango se mantiveram em níveis estáveis em todo o mês de julho. O montante exportado até a quarta semana de julho de carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas foi de 397.830 toneladas, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O Brasil exportou 96.178 toneladas na semana passada, a primeira completa com a adoção dos embargos após a descoberta de um caso da doença de Newcastle. A média diária exportada entre os dias 22 e 26 de julho é de 19.236 toneladas. Isso representa queda de 4,35% no volume diário de embarques em relação ao somatório das três semanas anteriores de julho, quando a média havia sido de 20.110 toneladas.

A ABPA evitou projetar uma estimativa sobre quando chegarão ao fim os embargos à exportação da carne de frango, provocados pela constatação de um caso da doença de Newcastle em uma granja comercial de Anta Gorda (RS). Isso depende da decisão de cada país. O que o Brasil está fazendo é ter transparência e responder às dúvidas, como no caso da China e o México. A exportação da carne de frango do País está embargada para quatro países: China, México, Argentina e Macedônia do Norte.

O embargo para o produto do Rio Grande do Sul é para seis países: Bolívia, Arábia Saudita, Rússia, Chile, Peru e Uruguai. Há outros embargos, em raios no entorno da granja em que foi detectado o caso. A entidade minimizou preocupações com a possibilidade de que a ocorrência sanitária possa trazer ao preço da carne de frango exportada pelo País. Isso não está acontecendo, são situações pontuais. Há registros de alta do preço da carne de frango no México após a adoção do embargo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.