ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jul/2024

Frango: 2 casos suspeitos de Newcastle descartados

Segundo o Ministério da Agricultura, dois novos casos suspeitos de doença de Newcastle (DNC) foram descartados no Rio Grande do Sul. As amostras foram analisadas na quarta-feira (24/07) pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) e apresentaram resultado negativo para o vírus. As amostras foram coletadas em propriedades com suspeita da doença, localizadas na zona de proteção contra a DNC, no entorno em que foi detectado um foco da doença no dia 17 de julho no município de Anta Gorda (RS). Até o momento, o Brasil tem um caso detectado da doença em um aviário comercial em Anta Gorda (RS). No dia 21 de julho, o governo divulgou que, após análise laboratorial, foram excluídos três casos suspeitos de DNC, dentro da zona de proteção estabelecida.

Os resultados negativos reforçam que o foco confirmado se trata de um evento sanitário isolado e que não há sinais de propagação no entorno da granja comercial onde o vírus foi identificado, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O Ministério esclareceu que sua equipe técnica, juntamente com a defesa agropecuária estadual, continua a campo no local afetado pela Newcastle aplicando as ações do Plano de Contingência para a doença. Uma das medidas de enfrentamento é a investigação epidemiológica em um raio de 10 Km no entorno da área onde o foco foi confirmado. As aves da granja comercial onde foi registrado o foco da doença foram sacrificadas e o processo de limpeza e desinfecção iniciado, conforme prevê o protocolo sanitário.

A doença de Newcastle é uma zoonose viral que afeta aves domésticas e silvestres e causa sinais há uma semana a detecção do foco de DNC em um estabelecimento industrial de 14 mil aves em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. O estabelecimento avícola foi imediatamente interditado. Os últimos casos no País haviam sido registrados em 2006 em aves de subsistência em Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Em virtude da doença, o Brasil suspendeu as exportações de produtos avícolas para 44 mercados, incluindo a China, conforme previsto nos protocolos sanitários acordados com os países. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.