ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Set/2019

Boi: setor coureiro sofre revés com as exportações

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o setor brasileiro de couro é sustentável e que a suspensão da compra do produto por importadores é temporária e deve ser resolvida da melhor forma possível. Neste momento, é preciso cautela e tomar conhecimento sobre quais informações os importadores desejam. Assim, será possível resolver esse problema da melhor forma. A ministra afirmou que a suspensão causa prejuízo à imagem do Brasil, mas que há "exagero" na forma como o País é mostrado para o exterior.

A resposta da ministra vem após importadores de couro suspenderem as compras do produto brasileiro e pedirem esclarecimentos sobre a procedência da matéria-prima ao setor no Brasil em decorrência do avanço das queimadas na Amazônia. A VF Corporation, empresa responsável por marcas como Timberland, The North Face, Kipling e Vans, afirmou que decidiu não seguir se abastecendo diretamente com couro e curtume do Brasil para os negócios internacionais até que haja a segurança que os materiais usados em nossos produtos não contribuam para o dano ambiental no País.

A suspensão havia sido divulgada no dia 28 de agosto em carta do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) ao Ministério do Meio Ambiente. No entanto, na mesma data, a entidade disse que havia se tratado de um “erro de pré-avaliação” e que a exportação não estava, por enquanto, suspensa. Mais tarde, porém, as indústrias relataram que haviam deixado de comprar a matéria-prima brasileira. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.