ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jul/2024

Cepea: coleta de dados com “agregadores de negócios”

O Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, tem incorporado recursos tecnológicos para a captação de negócios e diversifica também na modalidade “relacionamento” para a identificação de compras-vendas de bovinos efetivadas no dia. Profissionais liberais ou empresas e entidades que tomam conhecimento com frequência de negócios realizados por terceiros podem informar tais negociações ao Cepea, que procederá a toda checagem e cadastramento da fonte primária. Havendo a confirmação dos detalhes e o devido registro do informante, o negócio será considerado para a amostra inicial do Indicador CEPEA/B3, seguindo os critérios metodológicos estabelecidos.

Esses “agregadores de negócios” colaboram de forma espontânea e recebem o mesmo tratamento dedicado aos demais colaboradores Cepea. A primeira empresa a participar desta modalidade é a agtech Agrobrazil, plataforma na qual pecuaristas informam seus negócios e visualizam, de forma aberta, os detalhes das vendas e compras efetivadas também por outros que de lá participam. Dentro da plataforma Agrobrazil, as informações registradas são checadas pela empresa, com base no histórico, por WhatsApp ou telefone, com o próprio pecuarista e só depois liberadas para acesso de todos os participantes.

Aqueles com perfil já validado pelo sistema, têm suas informações compartilhadas logo após o registro. A plataforma oferece aos participantes parâmetro de como está o mercado praticamente em tempo real. Ao informarem seus negócios na plataforma, os usuários da Agrobrazil podem escolher se querem, ou não, compartilhar suas informações também com o Cepea. Caso deem seu consentimento, negócio a negócio, seus dados serão enviados por e-mail para a equipe do Indicador do Boi CEPEA/B3. Ao receber cada um desses e-mails, a equipe Cepea irá verificar se aquele pecuarista já é “Colaborador Cepea”. Caso não seja, ele será convidado a se tornar Colaborador.

Feito o cadastro, serão checadas as informações do negócio e, se estiver em linha com o previsto na metodologia do Indicador CEPEA/B3 ou dos regionais, será incluído na amostra inicial do Cepea. Esse conjunto de dados, por sua vez, é submetido a análises estatísticas já previstas de modo a serem obtidos o Indicador e as médias regionais. O fundador da Agrobrazil, Caio Junqueira, enfatiza que essa colaboração ao Cepea se dá pela convergência de objetivos: contribuir para a transparência do mercado, diminuindo a assimetria de informações na pecuária brasileira. Essa sistemática está aberta a outros profissionais e empresas que queiram participar da modalidade “agregador de negócios”. Fonte: Cepea.