ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jul/2024

Frango: aviário com Newcastle é integrado da BRF

O aviário comercial de Anta Gorda onde foi detectado um foco da doença de Newcastle (DNC) pertencia a um integrado da BRF no Rio Grande do Sul. O nome do estabelecimento comercial não foi divulgado pelo Ministério da Agricultura e autoridades sanitárias. Entre quatro e cinco frigoríficos integradores atuam na compra de frango da região. O município de Anta Gorda está situado no Vale do Taquari, uma das principais regiões produtoras de frangos do Estado. A região foi uma das mais afetadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio e junho. Mas, fontes do setor afastam uma relação direta entre as enchentes e o caso da doença.

Parte do telhado do aviário caiu, e com isso entrou água no aviário em uma semana de frente fria polar, com temperaturas muito baixas e chuvas. O vírus detectado foi vírus de pombo, portanto foi uma contaminação indireta, provavelmente pelas fezes da ave silvestre na ração ou água. Das 14 mil aves do estabelecimento comercial, 7 mil morreram em decorrência dos efeitos do destelhamento da granja, seja pelo frio intenso ou pela chuva, e as demais 7 mil assintomáticas para Newcastle foram sacrificadas na quinta-feira (18/07), conforme prevê o protocolo sanitário da doença. As aves eliminadas no abate sanitário são passíveis de ressarcimento ao proprietário do estabelecimento por meio do fundo de defesa sanitária.

Das 12 amostras coletadas no aviário apenas 1 testou positivo para a doença. Há outros três aviários em um raio de 3 Km da propriedade com foco detectado sem quaisquer sinais clínicos da doença. Sobre este raio de 3 Km é estabelecido um protocolo de contenção total, sem movimentação de animais e produtos e sem emissão de guia de trânsito animal (GTA, que permite a venda dos animais aos frigoríficos). Há ainda o estabelecimento de um raio de 10 Km de vigilância e monitoramento. O impacto do plantel sacrificado é pequeno no mercado, já que o País abate 25 milhões de frangos por dia. A expectativa é que o aviário possa retomar a produção após 21 dias da desinfecção da área. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.