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10/Jul/2024

Leite: produção é crescente na Região Nordeste

A Região Nordeste vem se transformando num polo promissor na produção de leite. Em 2012, a região respondia por 10,8% da produção nacional, com 3,5 bilhões de litros. Dez anos depois, em 2022, esses números saltaram para 5,7 bilhões de litros, representando 16,5% do total do País. Nesse período, o Brasil cresceu 2,3 bilhões de litros e a Região Nordeste, sozinha, cresceu 2,2 bilhões. Esse crescimento pode ser explicado por alguns fatores, como, por exemplo, a relevância da implementação de obras hídricas estratégicas e da condição climática favorável. Há mais de 10 anos que não ocorrem secas relevantes, permitindo o desenvolvimento da produção de leite em áreas específicas.

Há mudanças e oportunidades do setor. O mais relevante foi o aumento da produtividade das vacas, mas o que está começando a fazer a grande diferença são as pessoas. O nível de organização que começa a existir. O custo de oportunidade de quem atua no leite é menor, então onde se tem menos alternativas também há uma possibilidade muito grande de o produtor se ele tiver algum apoio, assistência técnica e se as cadeias começarem a se estruturar. Somado ao investimento público, o leite tem uma perspectiva muito grande de continuar crescendo e gerando emprego no interior dos Estados. Apesar do panorama promissor, há desafios que precisam ser superados. A competitividade é uma preocupação.

A indústria para ser competitiva na Região Nordeste, produzindo leite em pó e queijo, vai sofrer de cara com problema de importação de países muito mais competitivos. Há necessidade de se garantir a sustentabilidade do crescimento. A maior parte dos produtores é produtor pequeno sem muito embasamento, consequentemente sem muita qualidade e sem muita produtividade. Ou seja, é um “voo de galinha”. As dificuldades logísticas e a precária infraestrutura em algumas áreas também foram discutidas. Ressalta-se a importância da distribuição eficiente para o sucesso da Alvoar. A empresa tem a estratégia de investir em logística, marca, mix de produtos e parcerias. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.