ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Ago/2019

Suíno: prevenção para a PSA na América do Norte

No dia 27 de agosto, representantes do Canadá, Estados Unidos e México realizaram a 18º Reunião norte-americana do Comitê de Saúde animal (NAAHC). O comitê se reúne anualmente para revisar e planejar as atividades coordenadas nos países para saúde animal, o que inclui esforços de prevenção e controle de doenças, como a gripe aviária e a febre aftosa. Segundo a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos, a sessão deste ano foi dedicada à discussão da peste suína africana (PSA). As ações discutidas visam impedir a disseminação da doença para a América do Norte e minimizar o impacto caso ela seja introduzida na região.

Eventos recentes demonstram que a PSA é uma doença internacional que não conhece fronteiras e pode se mover rapidamente de um país para outro. Como tal, requer uma resposta coordenada e internacional. A reunião resultou em uma nova estratégia específica da América do Norte sobre a peste suína africana, que ajudará a orientar a coordenação e a cooperação relacionada à doença entre o Canadá, o México e os Estados Unidos, nas atividades de comunicações, prevenção, preparação e resposta. Como parte do esforço coordenado para manter a América do Norte livre da peste suína.

Foram discutidas as seguintes ações: vigilância abrangente da doença; capacidade de surto destinada a ajudar a garantir que laboratórios e pessoas estejam prontas para responder (por exemplo, laboratórios do Canadá, México e Estados Unidos trabalharão juntos para harmonizar testes de diagnóstico para doenças exóticas de animais); planos de contingência; mitigação de riscos associados a suínos selvagens, por meio de atividades como programas de controle, vigilância, educação de caçadores e biossegurança agrícola; segurança das fronteiras, incluindo medidas de inspeção e controle; comunicações de risco coordenadas. O próximo passo será formar um grupo de trabalho da PSA norte-americana, formado por representantes do governo e da indústria dos três países sob a NAAHC. Fonte: Suinocultura Industrial. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.