ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Jul/2024

Suíno: consumo de carne na Rússia está crescendo

O mercado espera um aumento no consumo de carne suína na Rússia em 1,6 quilos em 2024, que será o aumento mais forte em um ano na última década. Se a tendência ascendente continuar, a carne suína poderá se tornar a carne mais popular do país, atingindo um máximo histórico de quase 32 quilos per capita. O consumo de carne suína na Rússia tem aumentado constantemente nos últimos dez anos. Segundo o banco agrícola estatal Rosselhozbank, desde 2014, quando um cidadão russo médio consumia 23,4 quilos de carne suína por ano, o número aumentou quase um terço.

A indústria suína também apresentou um crescimento notável, expandindo a produção em 56% neste período. Em 2024, o consumo per capita de carne suína na Rússia deve aumentar mais 2 quilos, alcançando quase 32 quilos. Este será o maior aumento anual na última década. Em comparação, o consumo de carne suína aumentou moderadamente em 2022 e 2023, com aumentos de 0,8 quilogramas e 0,7 quilogramas, respectivamente. O crescimento do consumo de carne suína contribuirá para a melhoria geral da saúde da população russa.

A carne suína tem um conteúdo ótimo de aminoácidos, gorduras, vitaminas e microelementos por caloria. Os 10 principais países do mundo em termos de expectativa de vida mostram níveis relativamente altos de consumo de carne suína. O aumento da renda da população e a expansão da oferta têm impulsionado a tendência ascendente do consumo de carne suína na Rússia. A Associação Russa de Carne atribuiu o aumento do consumo de carne nos últimos anos ao crescimento da renda entre as camadas mais pobres da população, especialmente graças aos pagamentos sociais substanciais.

Em 2024, a produção de carne suína na Rússia deverá aumentar em mais 350.000 toneladas, alcançando quase 5 milhões de toneladas em peso vivo. O crescente consumo de carne suína ameaça a posição da carne de frango como principal fonte de proteína na Rússia. Em 2023, o consumo per capita de carne de frango na Rússia foi estimado em 35 quilos, um valor que se manteve estável nos últimos anos e ocasionalmente diminuiu levemente, devido à competitividade da carne suína em termos de preços. Em 2024, a carne suína se aproximará do frango de corte na cesta de carnes da Rússia, consolidando ainda mais sua posição como uma importante fonte de proteína no país. Fonte: Pig Progress. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.