ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Ago/2019

Boi: reafirmado compromisso com sustentabilidade

A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) afirmou repudiar qualquer prática que possa incorrer no desmatamento ilegal ou em queimadas no território nacional e, em especial, na Amazônia. A pecuária brasileira tem se pautado pela sustentabilidade em toda cadeia produtiva e pela qualidade e segurança dos alimentos. Práticas contrárias à legislação ou que infringem o compromisso do setor em promover a pecuária sustentável não refletem o modelo de produção preconizado pela entidade, que congrega 31 empresas responsáveis por 92% das exportações brasileiras de carne bovina.

A Abiec acrescenta confiar na implementação de medidas de combate a práticas ilegais de desmatamento e na identificação e punição dos responsáveis por tais ações, lembrando que a legislação brasileira obriga produtores rurais a preservarem de 20% a 80% de matas nativas dentro de suas propriedades, dependendo do bioma. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) se declarou defensora de uma pecuária eficiente e sustentável. Além disso, a maior associação de pecuaristas do País afirma que dá todo o apoio ao atual governo no esforço necessário para fazer valer a lei, punindo exemplarmente aqueles que praticarem qualquer ato ilegal. A entidade afirma que trabalha para a preservação do meio ambiente por intermédio de diversos projetos e assessorias técnicas a campo.

Os associados são orientados para o exercício das atividades agropecuárias com responsabilidade e respeito à legislação e à natureza. A associação também elogiou a legislação ambiental brasileira, que é sintonizada com as mais avançadas práticas de sustentabilidade. Estas leis são capazes de punir quem atua contra o sistema e amparar os projetos agrícolas e pecuários sérios e responsáveis e que trazem desenvolvimento a todo País. O trabalho consciente, sério e responsável de uma maioria de produtores rurais dentro das porteiras não pode ser manchado, da mesma forma que uma minoria não pode continuar causando danos ao Brasil. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.