18/Jun/2024
A companhia norte-americana Cargill vê sua divisão de nutrição animal se expandir a passos largos no Brasil. A ambição é crescer o dobro do mercado, que avança à taxa de 2% a 3% ao ano. A estratégia é ampliar a presença junto aos pecuaristas, sobretudo nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. É uma cadeia fragmentada e, por isso, a Cargill aposta na distribuição e nas parcerias com cooperativas para estar próxima ao produtor. No Brasil, os produtos para bovinos de corte representam 33% da receita da divisão, seguidos por suínos (27%), leite (20%) e aves (20%). O faturamento do negócio não é divulgado pela companhia. Em 2023, a receita líquida da Cargill no País foi de R$ 126,4 bilhões, o que inclui compra e processamento de grãos, nutrição animal e soluções para a indústria de alimentos.
Brasil e Argentina formam o terceiro maior mercado para a divisão de nutrição animal da Cargill, atrás apenas de Estados Unidos e China. Uma das apostas da Cargill no Brasil é ampliar a capilaridade via franquias. O modelo, adotado há quatro anos, é voltado a produtores pequenos e médios. Um terço das vendas da divisão de nutrição animal no Brasil vem das 69 franquias, com 1,9 mil pecuaristas atendidos. Outra frente no radar da Cargill Nutrição Animal são as fusões e aquisições (M&As). A empresa está sempre atenta a eventuais oportunidades, seja de fábricas seja de empresas. No curto prazo, contudo, está descartada a possibilidade de novas transações. Hoje, a Cargill conta com seis plantas fabris no Brasil (três adquiridas via M&As) e uma na Argentina. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.