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07/Jun/2024

Boi: a importância da rastreabilidade individual

A Marfrig expressou otimismo quanto à possibilidade de o Brasil adotar medidas que garantam a rastreabilidade da produção agropecuária. Há avanços envolvendo a temática no Ministério da Agricultura. As iniciativas são lideradas pela Secretaria de Defesa Agropecuária e pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Sustentável, e visam a criação de um sistema de identificação individual, no caso de bovinos, e uma plataforma unificada para a documentação necessária, conhecida como Agro Mais Sustentável, respectivamente. Se essas duas iniciativas efetivamente avancem, e estão andando na velocidade em que é possível hoje, haverá meios para viabilizar. Essa discussão já dura quase 15 anos e parece que agora existe um caminho mais articulado. O Brasil enfrenta dificuldades para demonstrar a sustentabilidade de suas práticas agrícolas, principalmente devido à falta de mecanismos de rastreabilidade.

O País deve implementar sistemas de rastreabilidade robustos para comprovar que a produção de commodities, como carne bovina e soja, não está vinculada ao desmatamento. A comprovação de boas práticas por meio da rastreabilidade é fundamental para construir uma narrativa convincente e para responder às pressões internacionais de forma eficaz. É preciso ter meios para mostrar o que acontece no Brasil. Também é importante uma abordagem proativa do agronegócio a respeito da sustentabilidade. O Brasil precisa melhorar a construção de sua narrativa junto a outros países, mostrando de forma eficaz o compromisso do País com a preservação ambiental e a sustentabilidade. O Brasil possui um grande capital natural preservado, conforme exigido pelo Código Florestal, especialmente na Amazônia, com 80% de preservação em algumas áreas. O Brasil enfrenta dificuldades de acessar mercados da Europa devido ao protecionismo e aos subsídios à produção local. A sustentabilidade se tornou uma agenda importante na Europa, o que complica ainda mais a entrada de produtos brasileiros nesse mercado.

Mesmo diante dessas barreiras, o Brasil deve se preparar para atender às exigências internacionais, demonstrando a sustentabilidade de seus produtos por intermédio de meios oficiais e confiáveis. O mercado europeu é um mercado mais complicado por vários motivos, como o protecionismo e os subsídios para a produção local, além da visão equivocada sobre o Brasil. A sustentabilidade é importante para os negócios da Marfrig. A empresa atende a exigências rigorosas de clientes globais, o que garante acesso a mercados e oportunidades de negócios. A sustentabilidade não apenas melhora a reputação e a imagem da companhia, mas também é crucial para alavancar oportunidades de mercado e manter relações comerciais com grandes varejistas e cadeias de restaurantes globais. Determinados clientes só compram da Marfrig porque a empresa consegue cumprir os requerimentos de sustentabilidade, como por exemplo, a presença da companhia no Reino Unido. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.