ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/May/2024

Suíno: suinocultura da Europa enfrentando desafios

Em meio a um cenário de altos preços e lucros para suinicultores e transformadores na Europa, a Genesus Inc. na Europa, alerta para os desafios que o setor enfrenta devido às novas legislações e ao inevitável ciclo de preços do mercado. Atualmente, em toda a Europa, os preços dos suínos permanecem elevados e os suinicultores estão sendo favorecidos. No entanto, os investimentos feitos nas explorações são principalmente para cumprir novas legislações, como gaiolas anti-gestação e anti-parição, pisos anti-ripados, e mais espaço para os suínos na creche e engorda. A realidade deste investimento é que apenas aumenta os custos e não contribui em nada para aumentar a produção ou a qualidade do produto final. Basicamente, simplesmente reduz o lucro e torna o negócio suíno menos sustentável.

Empresas que vendem equipamentos, edifícios ou esquemas de acreditação se beneficiam deste tipo de legislação, pois os agricultores são forçados a gastar dinheiro nos seus produtos. Na British Pig Fair, muitos estandes vendem produtos que os governos do Reino Unido e da União Europeia proibiram ou estão em processo de proibir. Conforme o ciclo natural da suinocultura, o preço do suíno deverá cair a tal ponto que a indústria estará perdendo dinheiro. As tentativas de controlar a oferta e a procura rapidamente são ineficazes. Desde a tomada de decisão de produzir para vender decorrem um mínimo de 9 meses. A prática padrão de reduzir custos através da eficiência tem sido a abordagem predominante.

Mas, essa estratégia não conseguiu parar o ciclo suíno e evitar falências. O número de criadores de suínos diminui ano após ano em toda a Europa. A Genesus Inc. Questiona a eficácia das leis de bem-estar animal, apontando que a percepção pública de melhores condições para os suínos não resultou em aumento do consumo de carne suína. Desde 2000, o consumo per capita de carne suína no Reino Unido caiu cerca de 15%, enquanto o consumo de frango aumentou 30%. O futuro da suinocultura pode estar em melhorar a qualidade do produto. O setor enfrenta questões cruciais e a busca por soluções inovadoras é imperativa para a sustentabilidade da suinocultura na Europa. Fonte: Agrimídia. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.