17/May/2024
A Marfrig tem buscado reduzir a dependência da exportação de sua operação na América do Sul para a China em função de preços menos competitivos. No primeiro trimestre de 2024, 61% das exportações da operação foram destinadas à China e Hong Kong, contra 69% um ano antes. A China não será desprezada, mas já não é mais o melhor mercado em termos de preço. Para reduzir a dependência da China, a Marfrig destaca a obtenção de novas habilitações, sendo 36 no ano passado e mais 27 em 2024. Assim, a companhia diz ter mais condições de definir estratégias com foco em margens melhores. As novas habilitações permitem que o sistema de preços trabalhe melhor.
O Oriente Médio e a Ásia são mercados em que a Marfrig tem aumentado a participação, assim como o México. O México é um mercado importante, com bons preços e volumes. A Marfrig foi responsável por mais de 50% dos embarques do Brasil para o México. Outro destaque foi o aumento da participação de produtos de valor agregado, com marcas e industrializados, que saltou de 34% da receita consolidada da América do Sul no primeiro trimestre de 2023 para 39% emo igual período de 2024. Isso reforça a estratégia da companhia de investir nesse tipo de portfólio, que apresenta margem superior, mais estável, e consequentemente mais previsível. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.